top of page

Projeto de Lei sobre Cotas Trans em Uberlândia é apresentado na Câmara Municipal | Fala SINTET-UFU


PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 15 de outubro de 2025


FALA SINTET-UFU – Projeto de Lei sobre Cotas Trans em Uberlândia é apresentado na Câmara Municipal


(Osmam) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Osmam Martins, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa com a militante do afronte Arielly. Travesti, Arielly é também organizadora da luta pelas cotas trans na UFU e do do centro acadêmico do curso de ciências sociais Nego Bispo. Bem vinda, Arielly.


(Arielly) Olá, ouvintes do SINTET-UFU, eu sou a Ariely, sou do Movimento Negro Unificado e estou passando aqui para deixar algumas contribuições para vocês. A gente esteve na câmara dos vereadores de Uberlândia protocolando um PL muito importante que diz a respeito sobre a lei de cotas aqui no município. É muito importante que a gente pressione e mobilize as pessoas para que construa esses espaços de discussão, porque a gente sabe que as pessoas que mais sofrem no nosso município, no nosso país e que estão próximas da miserabilidade social, são pessoas negras, são pessoas trans que passam por um processo histórico de escravização, de exclusão. 

(Arielly) Então é por isso que é muito importante que a gente se pense nessas pautas e também que a gente pense na protocolação de política pública. Então é muito importante que a gente construa com os movimentos sociais, movimento negrificado, com os sindicatos, porque a gente construa a luta e a mobilização, tanto por cotas trans no município, mas também por cotas trans dentro da Universidade Federal. Então a gente coloca que a gente precisa mobilizar tanto os estudantes, quanto os sindicatos, os técnicos, para que a gente consiga ir à luta, né, porque a gente sabe que a gente está passando por um processo de enfrentamento à extrema direita, que vem ceifando cada vez mais as políticas públicas de pessoas negras, de pessoas trans. Então é importante que a gente construa uma luta unificada para que a gente consiga avançar nas pautas, tanto raciais, quanto também de cotas de pessoas trans. Então é importante...


(Arielly) Que a gente pense em vestibular indígena, que a gente pense em vestibular quilombolo, pra gente que a gente consiga avançar, né, na nossa luta que a gente tem hoje em dia. Então é muito importante convidar todos vocês pra participarem e também experienciar o perfil da cotas trans aqui na UFU, né, que a gente tem uma mobilização muito importante acerca das cotas aqui, tanto da UFU, e que a UFU seja espelho também do triângulo mineiro, pra que a gente consiga respaldar e lutar. Viva a cotas trans, viva a municipalização, viva a cota racial. E é por isso que eu convido vocês pra participarem ativamente dos movimentos sociais, que a gente sabe que são os movimentos sociais que constroem e sabe sobre as pautas e também sobre os determinantes sociais que percorrem em cada corpos. E é por isso também que a gente convido a vocês pra participarem da nossa roda de conversa sobre cotas trans na UFo, que traz vários elementos e a gente já constrói uma minuta que garante tanta. A permanência estudantil das pessoas trans, mas também a entrada. 


(Arielly) A gente sabe que grande parte das pessoas trans não terminaram o ensino médio, então é por isso que a gente tem que construir juntamente com os ambulatórios trans específicos municipais para que a gente consiga construir essa luta de mobilização, né? E a partir disso deve que a gente consiga pensar em cursinhos populares para pessoas trans para que a gente consiga trazer essas pessoas trans para a gente sabe que a realidade de pessoas trans é bastante complicada e que a gente tem que se debruçar nessa pauta porque a gente acredita que é na luta que a gente consegue derrubar a extrema direita que está acontecendo. A gente sabe que a gente está no governo Zema que ataca diretamente a comunidade LGBT e também contra a privatização desses processos, né? Então é importante que a gente consiga lutar a partir das nossas demandas do cotidiano e de forma coletiva para que a gente consiga avançar na nossa luta. E retomar as origens, e retomar para que a gente consiga implementar as cotas trans na UFU, que já é realidade em várias universidades do Brasil. Então que a gente consiga cotas para pessoas trans travestis e não binárias, que a gente sabe que são as pessoas que mais sofrem, que passam por processos violentos dentro das universidades e também fora de casa, que é a realidade das pessoas trans. Eu agradeço a todas as pessoas, agradeço o convite pelo Sintet, que é um espaço muito importante de luta. E é isso, muito obrigada, agradeço a todas as pessoas, e vamos na luta por cotas trans e pelo projeto de lei tramitado no município. Viva a luta do movimento e viva os movimentos sociais. Muito obrigada pela participação, Ariel. E esse foi o Fala Sintet UFU dessa semana. Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa.


(Osmam) Muito obrigada pela participação, Arielly. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page