Paralisação Nacional 22 e 23 de maio de 2025 | Fala SINTET-UFU
- sitesintet
- há 15 minutos
- 3 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 21 de maio de 2025
FALA SINTET-UFU – PARALISAÇÃO NACIONAL 22 E 23 DE MAIO DE 2025
(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa com Mário Júnior sobre a Paralisação dos técnico-administrativos em educação, que vai acontecer nessa semana, nos dias 22 e 23 de maio. Mário é da Direção Nacional da FASUBRA e da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU. Sintonize suas lutas!
(Mário) Olá, ouvintes da Rádio Universitária do programa Fala SINTET-UFU, aqui é o Mário Júnior da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU e da Direção Nacional da Fasubra e no programa de hoje eu vim conversar com vocês sobre a paralisação que vai ocorrer na Universidade nos dias 22 e 23, que será organizada pelo SINTET-UFU e pela Fasubra, que tem centralmente duas reivindicações.
A primeira reivindicação é o cumprimento integral do acordo de greve, assinado em 2024 entre a Fasubra e o governo, que está sendo cumprido parcialmente e está, a nosso ver, sendo desrespeitado. Para começar, temas importantes como a democratização da Universidade, a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e o tema do repolsonamento dos oposentados. Não foram abordados durante esses últimos meses entre o governo e a FASUBRA. O governo não chamou a FASUBRA para conversar sobre esses pontos que estão no acordo de greve. Isso, a nosso ver, são temas importantes do acordo e como não teve ainda nenhuma manifestação por parte do governo sobre esses pontos, nós estamos reivindicando que o governo se manifeste para que a gente possa avançar na implementação do acordo. Outro aspecto relevante para nós se trata da absurda posição do governo e não conceder para as médicas, médicos, as médicas veterinárias e médicos veterinários o reajuste de 9%. São segmentos do PCCTAE, são segmentos da nossa categoria que recebemos. Receberam um reajuste inferior aos 9% acordado em 2024, em interface sobre o governo. Então, esses elementos se configuram, a nosso ver, um desrespeito por parte do governo com nosso acordo de greve. E se o nosso acordo de greve não for cumprido conforme acordado, só restará para nós, nesses próximos meses, a construção de uma nova greve para fazer valer o que foi acordado em 2024.
O segundo ponto de pauta da nossa paralisação tem a ver com a recomposição orçamentária das universidades públicas. A UFU está operando, está funcionando com um orçamento aquém da necessidade para ter o seu funcionamento regular. Nós estamos há quase 10 anos vivenciando uma conjuntura em que ano após ano o orçamento ele vem sendo reduzido por parte do governo federal e do congresso, portanto uma reivindicação central da nossa paralisação nesses dias 22 e 23 é que o governo recomponha o orçamento da UFU e das demais universidades públicas para que a gente possa manter o desenvolvimento da pesquisa do ensino de extensão com qualidade.
Então, convido todas e todos a participarem na paralisação dos dias 22 e 23, a fortalecerem nossas ações, teremos atividades no período da manhã, a partir das 8 horas da manhã, na antiga portaria do Hospital das Clínicas, e às 14 horas teremos também uma atividade no Campus Umuarama, no Anfiteatro 2A, em que reuniremos diversos apoiadores e apoiadoras para construir coletivamente a luta em defesa da Universidade. Então, convido teatros e todos para participarem da paralisação e apoiarem nossa luta.
Um abraço e até breve.
(Raissa) Muito obrigada pela participação, Mário. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!
Comments