top of page

Projeto memória e a importância da história sindical | 20 de agosto de 2025 | FALA SINTET-UFU

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA –20 de agosto de 2025

FALA SINTET-UFU – Projeto memória e a importância da história sindical


(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a importância da história e da memória pra luta sindical. A história não é apenas memória documentada em livros, mas é também um instrumento de resistência e construção coletiva. 


O SINTET-UFU possui uma parte fundamental em sua estrutura, uma iniciativa dedicada ao registro e à preservação da trajetória de mobilização, conquistas e desafios da categoria de Técnico-Administrativos em Educação. Essa parte é chamada de Projeto Memória, que existe e se organiza por meio do importante ofício das e dos historiadores. 


Esse tema chega ao nosso Fala SINTET dessa semana por sua relevância e, ainda, em celebração ao Dia Nacional do Historiador e da Historiadora, comemorado na última terça-feira, dia 19 de agosto. E nossa convidada da semana é Valentina Benatti, historiadora, formada pela Federal de Uberlândia, pesquisadora no Projeto Memória do SINTET e professora do ensino básico na rede estadual. Seja bem-vinda, Valentina!


(Valentina) Não é incomum, diante da conjuntura política em que vivemos, vermos em um pronunciamento ou outro, nas redes sociais ou até mesmo em reportagens, a história não irá perdoar, ou a história não perdoa ninguém. Mas o que a gente precisa entender é que a história é uma péssima cobradora de dívidas. Se de fato não perdoasse, Ustra não teria morrido sem antes cumprir pena. Pinochet não morreria em liberdade. Mengele não teria morrido nadando em uma praia do litoral brasileiro aos 68 anos de idade. 


A história, na maioria das vezes, conta a perspectiva dos vencedores. A história, tal como é escrita oficialmente, tende a esquecer e distorcer, e em grande parte das vezes, absolver os opressores. Cabe a nós, historiadores, nos atentar então a história daqueles cuja existência é diariamente diminuída e apagada, construir uma história a partir de outra perspectiva. 


No SINTET, nós construímos o Projeto Memória, que coloca em prática justamente o rompimento com essa lógica. Por ele, nós organizamos os documentos históricos no intuito de evidenciar a luta dos trabalhadores ao longo desses 35 anos que serão completados em novembro. 


A memória é mais um espaço de disputa e segundo Pablo Neruda, ela não é lugar de repouso, mas uma arma em punho. Por isso, iniciativas como o Projeto Memória se fazem tão importantes. Tornar a história da luta sindical acessível é recusar o esquecimento e criar respaldo para a continuidade dessa luta. No dia do historiador, desejo que eu, meus companheiros de ofício e os amantes da história lembremos sempre de penteá-la a contrapelo.


(Raissa) Muito obrigada pela participação, Valentina. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page