top of page

8 de janeiro: Fortalecer a Luta contra a Dosimetria e a Anistia

Por soberania do Brasil e todos os povos da América Latina


08 de janeiro de 2023 ficará para sempre marcado como o dia em que a extrema-direita, orquestrada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que não aceitou a derrota eleitoral para Lula, tentou dar um Golpe na Democracia brasileira.


Em 2025 o STF condenou o chamado "núcleo duro do Golpe", composto por Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; pelo general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); pelo general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; pelo general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa; por Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); pelo almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; e pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador). Este núcleo foi responsável por pensar e operacionalizar a tentativa fracassada de Golpe em 2023. Em contrapartida, o Congresso Inimigo do Povo, aprovou o projeto de Dosimetria que visa amenizar a pena dos golpistas. Mas não nos enganemos, a Dosimetria não passa de uma forma disfarçada de aprovar, no Congresso, o projeto de Anistia aos golpistas, que foi rechaçado nas ruas.

Por este e outros motivos, é fundamental estarmos nas ruas contra esse Congresso Inimigo do Povo, contra Anistia e a Dosimetria.


Em meio a todo este contexto, o Presidente Estadunidense, Donald Trump, invadiu a Venezuela no último dia 03 de janeiro. Durante o ataque, os EUA bombardearam Caracas e outras cidades, sequestraram o Presidente Venezuelano, sob a acusação de narcotráfico, levando-o para os EUA, onde começou a ser julgado; e assassinaram ao menos 100 mortos. Sob o pano e fundo de combate ao narcotráfico, Trump deixou claro que a real intenção com a prisão de Maduro é ter poder sobre o petróleo da Venezuela.


Após esta invasão, Trump ainda ameaçou a Colômbia e Gustavo Petro, seu presidente. Diante deste cenário de ataque, é necessário ampla e firme posição contra a intervenção militar dos EUA na Venezuela e em defesa da soberania dos povos latinoamericanos.

Num contexto complexo, onde o imperialismo tenta se impor bélicamente e, ainda, quando sabemos dos tentáculos vivos da extrema-direita em nossos territórios, é fundamental reforçar a pressão para que Lula vete o projeto de Dosimetria, aprovado em dezembro também no Senado.


  • Fora as forças terroristas dos EUA da Venezuela!

  • Pela autodeterminação do povo venezuelano e dos povos da América Latina!

  • Viva a soberania da Venezuela e do povo venezuelano!

  • Pela imediata libertação de Nicolás Maduro e de Cilia Flores!

  • Sem Anistia ou Dosimetria para golpista!

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page