Mobilizações nacionais contra a Anistia e a PEC da Blindagem | 24 de setembro de 2025 | Fala SINTET-UFU
- sitesintet
- 24 de set.
- 3 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 24 de setembro de 2025
FALA SINTET-UFU – Mobilizações nacionais contra a Anistia e a PEC da Blindagem
(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre as mobilizações nacionais que aconteceram no último domingo contra o projeto de Anistia e a PEC da Blindagem. Nosso convidado da semana é Norton Nunes, coordenador geral do SINTET-UFU, enfermeiro e advogado. Sintonize suas lutas!
(Norton) Olá Raíssa, olá ouvintes. Hoje eu venho falar com vocês sobre esse absurdo que tem acontecido no nosso país. Nós tivemos agora, neste último domingo, manifestações em todo o Brasil, com milhares de pessoas indo à rua para manifestar sua insatisfação em relação ao que foi aprovado a toque de caixa no Congresso Nacional.
(Norton) Infelizmente os deputados, que são os representantes da população, que são aquelas pessoas que foram eleitas para representar o povo brasileiro, tem lutado contra esse povo ultimamente. Nós vimos aí a aprovação da PEC da blindagem ou PEC da bandidagem, como nós temos chamado, onde os deputados se blindam de serem processados, de serem julgados por qualquer crime que eles venham a cometer nos seus mandatos, qualquer crime. É um absurdo isso, ou seja, eles podem matar, podem roubar, podem tentar crime de golpe de estado novamente, podem fazer o que quiser que não serão julgados, não haverá um inquérito contra eles, a não ser que eles mesmos autorizem as investigações e a abertura de um processo, isso é um absurdo.
(Norton) Eles se colocam acima de qualquer um do povo brasileiro, se colocam acima de todos nós que os elegemos, colocam-se como melhores do que toda a população brasileira e imunes a qualquer tipo de crime, isso é um absurdo, é uma vergonha, é um retrocesso para nossa democracia e nós não podemos deixar isso acontecer livremente, nós temos que lutar contra esse congresso fascista de extrema direita que está no poder, que infelizmente tem diuturnamente lutado contra o povo brasileiro. Querendo que a democracia caia, que entremos no regime ditatorial novamente, para que eles e os seus amigos sejam beneficiados pelas leis que eles mesmos querem aprovar. Uma outra coisa, meus amigos, que nós não podemos deixar de forma alguma.
(Norton) É que o que aconteceu em oito de janeiro de dois mil e vinte e três volte a acontecer. Um absurdo extremamente inominável deixar com que as pessoas armadas de paus de ferros de muita hipocrisia e vontade de golpe de estado entrem na sede dos três poderes do Brasil e façam aquele quebra-quebra, aquela depredação, tentando causar o caos no país orquestrados pelos mestres do golpe aquelas pessoas que financiavam, que instruíam, que davam cada passo pra que essas pessoas fossem até os três poderes e causassem balbúrdia para que fosse instituída uma lei geral de garantia e e da ordem pra que o exército já pelo vírus do golpe de estado pudesse tomar o poder e entregá-lo nas mãos de fascistas se é que iriam fazer isso né? Então tentar contra a democracia do país é uma das cláusulas da nossa constitu usar desse poder a elas impetrados estariam lá dentro do regime e não poderiam ser investigadas, não poderiam ser condenadas e não poderiam pagar as penas que a nossa constituição
(Norton) Então nós temos que lutar pra que essas pessoas não voltem a fazer isso, não estimulem novamente esses atos de vandalismo, de quebra-quebra, de tentativa de caos no nosso país pra que o exército pudesse entrar maquiando uma forma de golpe de estado e se colocar no poder. Não podemos de forma alguma autorizar políticos que façam uma legislação de anistia geral e irrestrita e muito menos uma anistia pra aquelas pessoas arquitetaram, que planejaram, que investiram pra que acontecesse o golpe de estado. Então nós temos que gritar a todos os ouvidos bradar com todas as forças que nós temos. A nossa democracia é o bem maior que nós temos no nosso país e vamos defendê-la com unhas e dentes com todas as formas que nós temos e podemos. Anistia pra golpistas? Não. PEC da blindagem? Não
(Raissa) Muito obrigada pela participação, Norton. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!
Comentários