SINTET-UFU participa de encontro da Frente em Defesa do Serviço Público e da Proteção Social
- sitesintet
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por Osmam Martins
Na última segunda-feira, 1º de setembro, o SINTET-UFU esteve presente em mais uma importante iniciativa de articulação contra a proposta de Reforma Administrativa. A reunião aconteceu às 16h, na sede da ADUFU, sendo um passo fundamental na consolidação da Frente em Defesa do Serviço Público e da Proteção Social em Uberlândia.
A atividade foi aberta pela presidenta da ADUFU, professora Jorgetânia Ferreira, que apresentou repasses importantes e distribuiu materiais produzidos pela campanha nacional do ANDES em defesa do serviço público. O encontro contou ainda com representantes do SINTRASP (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia), do SINDUTE/MG – Subsede Uberlândia, além de servidores e servidoras da base. O advogado do SINTET-UFU, Dr. José Carlos Muniz Filho, também participou dos debates.
Unidade contra os retrocessos
O grupo refletiu sobre os impactos da proposta de Reforma Administrativa, que ameaça retirar direitos históricos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, comprometendo também as condições de ingresso das próximas gerações de servidores. Um dos pontos centrais discutidos foi a necessidade de construir um discurso capaz de engajar não apenas as categorias, mas também a sociedade civil, mostrando como o ataque ao serviço público representa um ataque direto à população.
A reunião destacou ainda a importância de valorizar o papel do SUS e dos profissionais da saúde durante a pandemia de Covid-19, bem como da educação pública, áreas essenciais que podem ser gravemente atingidas com a perda da estabilidade e com a precarização das carreiras com reflexos na sociedade.
O encontro defendeu o fortalecimento da paralisação nacional dos docentes federais, marcada para os dias 10 e 11 de setembro, acompanhada de um seminário sobre a luta contra a Reforma Administrativa.
Além disso, haverá elaboração de materiais unificados para conscientizar servidores e sociedade sobre os riscos da proposta, a inclusão de perguntas sobre o tema na campanha do Plebiscito Nacional pelo fim da escala 6x1 e ampliação dos convites para sindicatos de outras categorias, como os servidores da Receita Federal e da Polícia Federal.
Durante a reunião, também foi feito o convite para o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, que acontecerá no dia 07 de setembro, às 9h, na Cozinha Comunitária do Bairro Morada Nova (Av. Aldo Borges Leão, 85 – ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Abadia).
Próximos passos
A próxima reunião da Frente em Defesa do Serviço Público e da Proteção Social já tem data marcada: 22 de setembro, às 16h, na sede da ADUFU. O SINTET-UFU reafirma sua disposição em seguir na linha de frente desse enfrentamento, unindo forças com outras entidades e categorias para barrar retrocessos e defender um serviço público forte, gratuito e de qualidade para toda a sociedade.
Comentários