top of page

Reivindicação dos(as) Médicos(as) e Médicos(as) Veterinários(as) pela inclusão da categoria no Acordo de Greve | 14 de maio de 2024 | Fala SINTET-UFU

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 14 de maio de 2025


FALA SINTET-UFU – REIVINDICAÇÕES DOS MÉDICOS (AS) E  MÉDICOS (AS) VETERINÁRIOS (AS) PELA INCLUSÃO DA CATEGORIA NO ACORDO DE GREVE


(Osmam) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Osmam Martins, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa com a servidora do HC-UFU, Dra. Júlia Santos, médica TAE especialista em gastroenterologia e endoscopia, para falar sobre as reivindicações da categoria de médicos (as), e também veterinárias e veterinários, na luta pela inclusão da categoria no último acordo de greve. Sintonize suas lutas! 


(Dra. Júlia Santos) Oi Osmam,  é um prazer falar com você. E agradeço pela oportunidade de podermos esclarecer um pouco mais sobre as nossas demandas. 


(Dra. Júlia Santos)  No último movimento de greve no ano passado, nós médicos, como trabalhamos em uma atividade essencial, muitos em serviços de urgência e emergência, não podemos paralisar integralmente, mas apoiamos os bastidores, construímos propostas e obviamente torcemos para o sucesso do movimento, por saber que visa causas imprescindíveis e melhoria para todos os servidores.


Justamente por isso, ficamos totalmente surpresos e indignados com a atitude do atual governo, porque nunca antes na história dos servidores públicos houve algo parecido. 


(Dra. Júlia Santos) As regras e os benefícios sempre foram uniformes, sem essa discriminação de categorias que consideramos uma injustiça descabida. A partir da percepção dessa medida parcial do governo federal, que só soubemos após o recebimento do contracheque, já que não houve nenhum aviso prévio, alguns de nós, médicos da Universidade Federal de Uberlândia, discutimos a situação e decidimos tomar providências para que o projeto de lei 14.66 de 2025, que será voltada em breve na Câmara dos Deputados, sejam revistos e alterados em favor, a favor da nossa causa. 


(Dra. Júlia Santos)  Nesse momento, percebemos que já havia um movimento nacional, mais ou menos forte, dependendo da instituição, dependendo do estado que está acontecendo, e iniciamos nosso próprio movimento. Porque todos os médicos, médicas, médicos e veterinários e médicas veterinárias das universidades federais foram atingidos, foram injustificados e queremos que todos sejam beneficiados de forma unânime, de forma equitativa, respeitando inclusive a isonomia a que preza a Constituição. 


(Dra. Júlia Santos) Nós fizemos um contato inicialmente com a assessoria jurídica do Sintet, que nos deu esclarecimentos legais além de apoio para que outras ações fossem feitas, uma delas foi a confecção de uma carta-moção que está sendo amplamente divulgada na comunidade da Universidade Federal de Uberlândia, coletando assinaturas para encaminharmos a FASUBRA para fortalecer o movimento nacional. Além disso, contatamos o atual Reitor, professor Carlos Henrique Carvalho e também o delegado regional do CRM, doutor Alexandre Menezes, aumentando assim o alcance das nossas justas reivindicações.


(Osmam) Muito obrigado, pela participação, Júlia. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page