Reajuste Salarial dos TAEs | 23 de abril de 2025 | Fala SINTET-UFU
- sitesintet
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 23 de abril de 2025
FALA SINTET-UFU – REAJUSTE SALARIAL DOS TAES
(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas, e neste Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre o reajuste salarial dos técnicos. Sintonize suas lutas.
Celebramos hoje uma importante conquista da categoria: o reajuste salarial dos técnico-administrativos em educação, que começa a ser pago na próxima semana, no dia 2 de maio, com retroativo dos meses anteriores.
É importante lembrar que esse reajuste não é um presente. Ele é fruto da mobilização nacional, da greve de 2024 e da força coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública federal, que lutaram pela reestruturação da carreira e por condições dignas de trabalho.
Pra falar sobre esse assunto, a gente recebe Mário Júnior, da Direção Nacional da FASUBRA e da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU.
Seja bem-vindo, Mário.
(Mário) Olá pessoal, aqui quem fala é o Mário Júnior, da Coordenação colegiada do SINTET-UFU e da Direção Nacional da Fasubra.
O assunto hoje é sobre o reajuste salarial que receberemos agora no início de maio em virtude do acordo de greve assinado em 2024. Como todas e todos sabem, o acordo previa o recebimento a partir de janeiro de 2025. Em virtude da aprovação da LOA pelo Congresso Nacional ter ocorrido apenas na segunda quinzena do mês de março, nós receberemos apenas agora em maio, no dia 2, o nosso reajuste com o pagamento retroativo desse período em que nós não recebemos. Esse processo é muito importante porque inicia a nossa migração para um novo formato de tabela e regras da nossa carreira e, portanto, o SINTET-UFU estará à disposição para que a gente possa explicar todos os detalhes e tirar todas as dúvidas sobre esse momento que nós estamos vivendo, que é fruto de uma conquista árdua, de uma luta dura que fizemos em 2024.
Nesse próximo período, é muito importante mantermos a mobilização, porque o acordo de greve nosso vai para além do convencional, que virá agora em maio. Então, o momento agora é nós lutarmos pela regulamentação do RSC, que virá em 2026, lutar pelos demais itens do acordo, que envolvem democratização da universidade, envolvem repostos a menos aposentados, envolvem 30 horas semanais. Então, tem uma série de itens do termo de acordo que nós precisamos avançar na sua execução e. Apenas com mobilização em que nós conseguiremos concretizar o acordo de greve assinado em 2024. Então nesse período agora será um período de muita luta.
E o SINTET-UFU conta com a participação de todas e todos nas próximas assembleias, atividades que realizaremos para que possamos fortalecer nossa luta em defesa de nossos direitos, em defesa da implementação desse termo de acordo e avançarmos em novas conquistas.
(Raissa) Muito obrigada, Mário. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!
Comments