Nota do SINTET-UFU sobre o dia 27 de janeiro
- sitesintet
- há 10 horas
- 1 min de leitura
A FASUBRA por meio de ID 01/2026, que chegou para coordenação no final da tarde do dia 21 de janeiro, apresentou calendário de lutas, convocando paralisação para o dia 27 de janeiro, data que terá nova reunião com o MGI, para debater a proposta de RSC.
Mais uma vez, a coordenação do SINTET-UFU, considerando seu estatuto e a Lei nº 7.783/89, constatou a inviabilidade de convocar assembleia deliberativa, aprovar a paralisação e notificar os órgãos competentes a tempo hábil (alguns exigem notificação presencial, sendo que não abrem no final de semana), o que poderia levar à judicialização da paralisação do dia 27 de janeiro.
O estatuto do SINTET-UFU exige a convocação da assembleia por meio de comunicação de massa e nas redes sociais, com antecedência para que todos os filiados sejam informados. A Lei nº 7.783/89, em seu Art. 13, estabelece que, em serviços essenciais, a decisão de greve deve ser comunicada aos empregadores e usuários com antecedência mínima de 72 horas.
Diante disso, o SINTET-UFU não poderá realizar a paralisação no dia 27 de janeiro, conforme a recomendação da FASUBRA, mas permanece mobilizado pela efetivação do acordo de greve.
Nesse contexto, o SINTET UFU convida a todo/as os/as filiados/as a participarem das próximas Assembleias que irão debater os repasses das reuniões de negociação com o MGI, a continuidade de mobilização pelo cumprimento integral do acordo de greve, repasses da plenária da FASUBRA e a possibilidade de greve ainda no mês de fevereiro.
Coordenação Colegiada do SINTET-UFU
Uberlândia, 22 de janeiro de 2026







Comentários