Feliz Natal do SINTET-UFU | 24 de dezembro de 2025 | Fala SINTET-UFU
- sitesintet
- há 12 minutos
- 3 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 24 de dezembro de 2025
FALA SINTET-UFU – Feliz Natal do SINTET-UFU
(Raissa) Olá companheiros e companheiras, aqui é Raissa Dantas e neste Fala SINTET UFU convidamos Ana Lúcia Ribeiro, da coordenação colegiada do sindicato, para trazer uma mensagem de Natal aos nossos ouvintes. Sintonize suas lutas.
(Ana Lúcia) Olá companheiros e companheiras, é sempre um imenso prazer estar com vocês compartilhando aqui esse espaço e dessa vez para trazer uma mensagem de Natal, de final de ano, que eu tanto gosto.
Mas antes de tudo, eu gostaria de dialogar sobre a retrospectiva 2025, um ano marcado por tantas lutas, conquistas, atuação do SINTET-UFU em várias frentes, em especial o ano no qual o SINTET-UFU completou 35 anos, 35 anos marcados por sua construção, construção de um sindicalismo classista e democrático, um sindicato que resistiu, persiste e que insiste contra a pressão imposta pela lógica neoliberal, a lógica que estava solidificada na década de sua fundação em 1990. Essa lógica se resumia a uma prestação de serviços que não mobilizavam os trabalhadores e trabalhadoras em defesa de seus direitos e por novas conquistas.
E que eu quero aqui declarar que, na última década, nos últimos dez anos, o SINTET tem realizado esse debate a necessidade de fortalecer o caráter classista da nossa entidade. Mesmo porque a gente vê aí o desmonte da universidade pública, a precarização das condições de trabalho do servidor, a inexistência de concursos em algumas áreas, e o SINTET esteve à frente de todas essas batalhas.
Parte do acordo de greve que foi cumprido foi vitória da nossa luta sindical, e ainda na última semana de funcionamento dos sindicatos, estamos em luta árdua diuturnamente para o cumprimento total do acordo de greve.
Então, assim, falar dos 35 anos do SINTET-UFU é falar de uma trajetória consolidada de um grande sindicato, um dos maiores do Triângulo Mineiro, um dos maiores de Minas Gerais do Brasil, e que neste ano de 2025, ao completar 35 anos de existência, se consolida como um grande sindicato na defesa e garantia dos direitos dos trabalhadores.
E o que me dá orgulho ainda maior é que muitos daqueles que ajudaram na sua fundação, lá em 1999, resistindo às práticas neoliberais, hoje se encontram no quadro de aposentados, aposentadas ou pensionistas. E parcela destes ainda estão aguerridos na luta sindical. E qual é a importância dessa participação? É que essa participação demonstra um sindicato, um movimento sindical amadurecido, com experiência de conhecimento histórico, histórico de lutas, fortalece a organização e a atuação sindical, além de ser um grupo de pressão política fundamental para a defesa de direitos do pessoal, da ativa, aposentados, pensionistas e, em resumo, da coletividade.
E quais são esses direitos? Todos aqueles elencados pelo Acordo de Greve, RSC, Aceleração e tantos outros direitos que conquistamos esse ano de 2025. Tantas lutas travadas e que tivemos êxitos. Então é com essa vitalidade política de organização do movimento sindical, com essa inspiração dessa categoria que participa, que está aguerrida na luta. E que inspira novas gerações que garantem a voz da categoria, que essa voz seja ouvida em todas as instâncias e com essa vitalidade.
É com essa inspiração que eu venho aqui, desejar um Feliz Natal, um 2026 repleto de realizações e que por ser um ano de eleições presidenciais que estejamos com a esquerda engajada, unida, com o propósito de luta para derrubarmos os privilégios e garantia dos direitos de nós trabalhadores e trabalhadoras da Universidade Federal. Desejo a vocês um excelente final de ano, com muita saúde, paz e prosperidade. Continuemos na luta, firmes e fortes, em 2026.
(Raissa) Muito obrigado pela participação, Ana. E esse foi o Fala Sintet UFU dessa semana, ótimo dia a todos e todas, um Feliz Natal e até o próximo programa.




Comentários