Estatuinte UFU 2026 | 10 de dezembro de 2025 | Fala SINTET-UFU
- sitesintet
- há 3 dias
- 2 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 10 de dezembro de 2025
FALA SINTET-UFU – Estatuinte UFU 2026
(Raissa) Olá companheiros e companheiras, aqui é Raissa Dantas e neste Fala SINTET UFU a gente conversa com Mário Júnior sobre o processo de Estatuinte que a UFU ingressará em 2026.
Mário é técnico-administrativo em educação, atua no CDHIS UFU, é coordenador do SINTET-UFU e da Direção Nacional da Fasubra. Seja bem-vindo, Mário. Sintonize suas lutas!
(Mário) Olá, ouvintes do Fala SINTET-UFU, aqui é o Mário Júnior, da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU e da Direção Nacional da Fasubra. No programa de hoje, conversaremos sobre o processo de estatuinte que o Conselho Universitário já iniciou o debate e que os trabalhos estão previstos para se iniciarem em 2026.
Será constituída uma comissão paritária com 15 membros da comunidade universitária, na qual debateremos questões relacionadas ao Estatuto da Universidade e o que nós podemos propor enquanto comissão para debate e encaminhamento no Conselho Universitário. Estarei representando o SINTET-UFU nessa comissão e o nosso objetivo é debater a necessária democratização da Universidade Federal de Uberlândia.
Nosso estatuto, a sua última grande alteração ocorreu no ano 2000 e após 25 anos teremos a oportunidade de avançar em pontos cruciais para que a gente possa construir uma UFU verdadeiramente democrática. Hoje, em pleno século 21, em 2025, nos deparamos com conselhos deliberativos que são compostos por 70% de professores e professoras, 15% de técnicos e técnicas e 15% de estudantes. Então, um dos temas que nós apresentaremos no debate é a necessidade de rever essa composição. Não tem uma justificativa plausível para que ainda em 2025 tenhamos uma universidade pública em que um segmento ocupe 70% dos espaços deliberativos da instituição, então isso é um tema que nós apresentaremos nos debates.
Outro tema, que é de extrema importância pra nós, envolve a participação dos aposentados e aposentadas na vida universitária. Queremos pensar como incluir aposentados e aposentadas na estrutura da universidade, uma vez que ajudaram a construir essa instituição durante toda a sua vida e após a sua aposentadoria tem a possibilidade de participar de poucos espaços dentro da universidade.
Outros temas importantes também serão parte do debate e gostaria de destacar a relação que a universidade tem com as trabalhadoras e trabalhadores das empresas terceirizadas, que hoje compõem ⅓ (um terço) da força de trabalho na universidade, são cruciais para que a universidade funcione e não estão reconhecidas e reconhecidos em seu estatuto.
Então esses e outros temas que envolvem a rotina e o funcionamento cotidiano da universidade, a comissão da estatuinte debaterá no decorrer de 2026. Eu gostaria de convidar todas as técnicas, todos os técnicos e toda a comunidade universitária a participar dos debates que serão promovidos para que a gente possa reformar o estatuto da UFU, construir um estatuto mais democrático. Um abraço e até o próximo programa.
(Raissa) Muito obrigado pela participação. E esse foi o Fala Sintet UFU dessa semana, ótimo dia a todos e todas e até o próximo programa.




Comentários