PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 583 – 26 de janeiro de 2022
Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.
Paralisação no HC e Greve Sanitária
Em assembleia geral realizada na última segunda-feira, dia 24 de janeiro, a categoria aprovou a realização de Paralisação Setorial dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Hospital de Clínicas no dia 28 de janeiro, próxima sexta-feira. As servidoras e servidores também deflagraram Greve Sanitária dos setores administrativos e acadêmicos da UFU a partir do dia 28 de janeiro.Mais informações sobre essas deliberações você encontra em nosso site: www.sintetufu.org
Atenção usuários do SUS: O HC pede socorro!
O segundo maior hospital universitário federal do Brasil, responsável pelo atendimento de 27 municípios em Minas Gerais, passa por uma situação de extrema gravidade. Entre os problemas, destacamos a superlotação do pronto socorro; o fechamento de serviços ambulatoriais; longas filas de espera; falta de profissionais por demissões e por afastamentos devido ao contágio de COVID-19; falta de equipamentos de proteção adequados para contenção da variante Ômicron; estrutura inadequada; prejuízo na formação dos diferentes profissionais da área da saúde; falta de testes para diagnóstico e rastreio da Covid em profissionais e pacientes, além da constante ameaça à CREDESH, que é referência nacional de tratamento para hanseníase. A EBSERH, empresa contratada para gerir o hospital, não encontrou solução para nenhum desses problemas.
Exigimos investimento e melhorias no HC, além da conclusão das obras de ampliação do pronto socorro e a contratação imediata de profissionais necessários para um atendimento de excelência à população. O Hospital de Clínicas é SUS e o SUS é nosso, por isso é importante defende-lo. Mobilize-se para que todo cidadão tenha um atendimento digno e de qualidade.
Na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, haverá paralisação setorial das trabalhadoras e trabalhadores do HC. É muito importante a adesão massiva da categoria e participação das atividades no dia da paralisação. É evidente que a piora que vem ocorrendo no Hospital de Clínicas ao longo dos anos, foi agravada com a gestão Ebserh.
Exigimos, imediatamente:
Suspensão das demissões da Faepu;
Chamamento de servidores RJU em lista de espera de concursos prévios para os cargos em vacância;
Dimensionamento adequado e liberação de recursos para contratações;
Melhoria das condições de trabalho no HC;
Fornecimento de Equipamentos de proteção adequados
Transparência na gestão do Hospital de Clínicas
Atenção para o cronograma de paralisação:
Das 7 às 10 horas da manhã, haverá Panfletagem para população, denunciando o sucateamento do HC;
Às 11 horas da manhã, será realizada manifestação no pátio do Hospital de Clínicas;
Já às 2 horas da tarde, haverá reunião entre trabalhadores e superintendência;
Por fim, às 5 horas da tarde, vai ser realizada no CC do campus Umuarama uma Reunião de avaliação das próximas ações.
Para mais informações, acesse: www.sintetufu.org. Qualquer dúvida, entre em contato com o sindicato pelo telefone: 3214-1649.
Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa!
Comments