Categoria aprova paralisação no dia 16 de dezembro (terça) pela defesa do acordo de greve e contra os retrocessos em curso
- sitesintet
- há 17 horas
- 2 min de leitura
Por Raissa Dantas
Nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, o SINTET-UFU realizou uma Assembleia Geral para debater a conjuntura nacional, eleger delegados(as) para a Plenária Virtual da FASUBRA e deliberar sobre paralisação neste mês de dezembro. A atividade foi marcada por análises profundas sobre o cenário político nacional e pela reafirmação da necessidade de mobilização contínua dos técnico-administrativos em educação.
Nos informes iniciais, foi destacado o Ato Unificado, chamado para este domingo (14/12), às 9h30, na Praça Clarimundo Carneiro, que tem como chamado:
Contra a redução da pena dos golpistas;
Contra o Marco Temporal;
Pelo fim da escala 6x1;
Em defesa do mandato de Glauber Braga;
Contra a censura à imprensa e agressões a jornalistas;
Contra a Reforma Administrativa;
Pela vida das mulheres.
Também foi lembrado que no último domingo (07/12) houve o ato nacional Mulheres Vivas, realizado também em Uberlândia, reforçando a urgência de enfrentar a escalada da violência de gênero no país.
Posteriormente, foi iniciado o ponto de análise de conjuntura, que foi marcado por falas que denunciaram os retrocessos em curso, causados pelo Congresso Nacional. O projeto aprovado da dosimetria/anistia, aprovado na última terça (09), foi citado como um dos exemplos do que este pior Congresso da história tem feito, atuando contra direitos e contra a democracia.
Outro elemento central foi o rechaço da categoria com o envio do PL do RSC pelo governo ao Congresso, em desacordo com o que havia sido debatido e acumulado entre a CNSC, a Fasubra, o MEC e o MGI. A percepção de diversos participantes na assembleia é de que “a greve para 2026 está dada, porque quebra de acordo é quebra de acordo! Quando o PL do RSC foi enviado daquele jeito, totalmente diferente do que foi negociado por meses, nossa greve foi dada”, como afirmado por Sérgio Santos.
A assembleia também realizou a eleição da delegação que representará o SINTET-UFU na Plenária Virtual da FASUBRA, que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro. Houve inscrição de chapa única, composta pelo coletivo Lutar e Resistir e pelo coletivo Unir. A chapa foi eleita por ampla maioria e foram eleitos (delegados e suplentes): Igor, Sérgio, Ana Lúcia, Érica, Carmem, Felipe, Silnando, Robson e Mário Júnior, além de Valdemiro Paulino, representando a coordenação colegiada.
O último ponto da Assembleia tratou da deliberação sobre paralisação nacional, chamada pela Fasubra para a próxima semana. Por unanimidade, foi aprovada a paralisação no dia 16 de dezembro, terça-feira, data em que ocorrerá uma reunião nacional entre a FASUBRA e o MGI. Os pontos centrais da paralisação são:
Garantir o cumprimento integral do acordo de greve;
Derrotar a Reforma Administrativa;
Pressionar pela correção do PL do RSC, garantindo o conteúdo negociado pela categoria.
Com isso, o SINTET-UFU reafirma seu compromisso de resistência, organização, mobilização contínua e luta em defesa dos direitos dos TAEs, da universidade pública e da democracia.
Abaixo você pode baixar o modelo de declaração de Paralisação, direcionado aos trabalhadores do HC, a ser enviado às chefias:
Os demais trabalhadores da UFU, de setores externos ao HC, devem avisar as chefias para fins de organização de escala e preencher o formulário a seguir para fins de abono do dia paralisado: https://forms.gle/z6kH1rQKGfYF48788





































Comentários