top of page

Assembleia do SINTET-UFU delibera sobre reajuste do auxílio-alimentação e encaminhamentos de luta da categoria

Por Osmam Martins


Na tarde desta quinta-feira, 30 de outubro, o SINTET-UFU realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica da UFU, reunindo servidoras e servidores técnico-administrativos em educação para debater importantes pautas da categoria em meio a paralisação dos dias 29 e 30 de outubro. 


Entre os pontos de pauta, esteve em destaque o posicionamento do SINTET-UFU frente à proposta de reajuste no auxílio-alimentação e os informes sobre as lutas contra a reforma administrativa.


Nos informes iniciais, a base tratou da implementação das diretrizes para o uso de Inteligência Artificial no serviço público, destacando a cartilha de orientação recentemente divulgada entre os servidores. Também foi reforçada a importância da inscrição de técnico-administrativos nos conselhos superiores da UFU, que estão com vagas abertas, sendo 8 para o CONSUN, 1 para o CONSEX e 7 para o CONGRAD.


Outro informe destacou a mobilização em Brasília (DF), ocorrida na quarta-feira,dia 29 de outubro, na Esplanada dos Ministérios. A mobilização na capital federal teve ampla participação da categoria e da comunidade acadêmica em defesa dos direitos do funcionalismo público.


Após análise e debate do ponto de pauta principal, a assembleia deliberou pela proposição de que a FASUBRA aceite a proposta de reajuste no auxílio-alimentação, com a reivindicação de que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) instale uma mesa de negociação para tratar dos seguintes pontos:


a) Um novo reajuste do Auxílio-Alimentação no primeiro semestre de 2026 e outro no primeiro semestre de 2027, visando equiparar o valor ao recebido pelo Poder Judiciário; b) A transformação do Auxílio-Alimentação em Auxílio-Nutrição, para que aposentados e pensionistas também possam ser contemplados pelo benefício.


A assembleia deliberou ainda que o Auxílio Saúde Suplementar seja transformado em Auxílio-Saúde, com reajuste baseado na inflação acumulada desde abril de 2023, permitindo que o benefício seja utilizado para o pagamento de consultas e exames.


Em relação à operação policial no Rio de Janeiro, a assembleia deliberou por unanimidade pela participação e divulgação do ato da próxima sexta-feira, 31 de outubro, que vai acontecer às 12h na rampa do Terminal Central de Uberlândia. Também será realizada uma atividade sobre o tema e a publicação de nota conjunta com a Adufu, manifestando posição sobre as execuções no Rio de Janeiro. 


Por fim, os companheiros Robson e Sérgio apresentaram informes sobre a atuação da Frente Contra a Reforma Administrativa, ressaltando os impactos negativos da proposta em tramitação no Congresso Nacional.


Os servidores também destacaram o fortalecimento da articulação entre diversas categorias do serviço público, com participação de sindicatos de Polícia Federal, Receita Federal e demais servidores, que têm se somado à luta coletiva em defesa do Estado e dos direitos do funcionalismo.



Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page