Agenda conjunta durante paralisação dos TAEs UFU debate impactos da Reforma Administrativa no serviço público
- sitesintet
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Por Osmam Martins
Como parte das atividades da paralisação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 10 e 11 de setembro, foi realizada atividade no saguão da Reitoria, na tarde desta quinta-feira, dia 11 de setembro. A ação foi organizada pelo SINTET-UFU, Adufu – Seção Sindical e pela Frente em Defesa do Serviço Público e da Proteção Social, contando com ampla participação das categorias de servidores da universidade.
O debate reafirmou a preocupação das entidades com os impactos da Reforma Administrativa, destacando que a proposta não tem como foco o servidor público, mas sim o desmonte das estruturas do Estado como um todo.
Entre os pontos debatidos, ressaltou-se que a reforma vai comprometer o processo de negociação, uma vez que trabalhadores terceirizados precisarão negociar diretamente com as empresas, além de prever mudanças que afetam a avaliação de desempenho. Também houveram críticas ao caráter excludente do Congresso Nacional diante de pautas com impacto na sociedade.
O coordenador-geral do SINTET-UFU, Norton Nunes, lembrou que a categoria permanece em estado de greve e reforçou a importância da pressão política por meio da participação nas mobilizações, do diálogo com a comunidade e da convocação de mais pessoas para a luta. Norton destacou ainda que os servidores devem enviar mensagens aos parlamentares, tanto por e-mail institucional quanto pelas redes sociais, cobrando posicionamento contrário à reforma.
Como encaminhamento, foi definido que será elaborado um folheto com o resumo dos principais pontos da Reforma Administrativa que atacam diretamente os direitos dos servidores e servidoras, e que representam uma ameaça ao serviço público no Brasil.
Ao final da atividade, foi feito o convite para a próxima reunião da Frente em Defesa do Serviço Público, que acontecerá no dia 22 de setembro, às 16h, na sede da Adufu. Participarão as entidades que compõem a Frente, como SINTET-UFU, Adufu, Sintrasp e SindUte, com o objetivo de definir os próximos passos da mobilização junto aos servidores e a população.
Confira a cobertura fotográfica do debate:
Comentários