top of page

UFU promove palestra sobre cotas trans com Bruna Benevides

Por Osmam Martins



No fim da tarde desta quinta-feira, 18 de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia recebeu a ativista e Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Bruna Benevides, referência nacional na defesa dos direitos da população trans e travesti, para falar sobre a implementação das Cotas Trans nas Universidades. 


A Palestra foi realizada no anfiteatro 3Q do campus Santa Mônica, em evento organizado pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) e pela Comissão Permanente de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDiversa/PROAE).


Uma apresentação cultural da estudante Apoena Rezende Reis, do curso de Música da UFU, abriu a palestra, seguida da composição da mesa de autoridades como a representante da Reitoria, professora Dr. Luciana Saraiva, o Diretor da DIEPAFRO, Professor Dr. Guimes Rodrigues Filho, o Procurador Federal Onésio Soares Amaral, representando o MPF, a Coordenadora da Coletiva Lacraia, a Doutoranda em Artes Cênicas e em Estudos Literários, Whander Allipia. e o representante da CPDiversa, Junio.


Bruna Benevides, atual presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), trouxe uma análise ampla sobre a realidade da população trans no Brasil e destacou o papel fundamental das ações afirmativas no ensino superior. Além de coordenar o pré-vestibular social “Prepara Enem”, Bruna é responsável pela elaboração do Dossiê Anual sobre Violências Contra a Comunidade Trans, documento referência nacional e internacional no enfrentamento à transfobia.


A palestra ressaltou que as cotas trans na UFU representam não apenas uma política reparatória, mas também um passo decisivo na democratização do acesso à universidade pública. Ao garantir o ingresso e permanência de pessoas trans, a instituição fortalece seu compromisso com a equidade, os direitos humanos e a promoção de um ambiente acadêmico plural e inclusivo.


O SINTET-UFU esteve presente no evento, reafirmando seu apoio às políticas afirmativas e à luta contra todas as formas de discriminação e pela aprovação das cotas trans na UFU. Para o sindicato, a defesa das cotas trans é parte essencial da construção de uma universidade mais justa, que acolha a diversidade e contribua para transformar a sociedade. 


O evento contou ainda com o apoio e a presença de diversas entidades e coletivos que atuam pela inclusão e pela justiça social, entre eles: Adufu - Seção SIndical, AFRONTE, ParaTodos, Levante Popular da Juventude, União da Juventude Comunista (UJC), Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Gestão Nêgo Bispo, Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFU), Kizomba, União da Juventude Socialista (UJS), Enfrente, Movimento Negro Unificado (MNU), ADUFU, SINTET-UFU, Coletivo Íris, Tô Passada – cursinho pré-ENEM e pré-Enceja da PROEXC-UFU, Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da UFU (APG), além de representantes do Fórum de Saúde Mental de Uberlândia, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, da Câmara Municipal e de diferentes diretorias da universidade.


Confira a cobertura fotográfica:



Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page