SINTET-UFU convida para palestra sobre saúde mental no cuidado com os filhos
- sitesintet
- 27 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Evento de agosto do Ciclo de Palestras do SIAPSS destaca estratégias para conciliar trabalho e parentalidade
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dá sequência à programação do Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental: promovendo diálogos para promover saúde e, no mês de agosto, o foco é a parentalidade – o “ser pais”. A palestra, intitulada “Parentalidade e trabalho: caminhos possíveis para o equilíbrio”, será ministrada pelo psicólogo Pedro Afonso Pereira, no dia 28 de agosto, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) no YouTube.
A ação é promovida pelo Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU), e tem como objetivo oferecer, ao longo do ano, espaços de reflexão, escuta e informação sobre temas fundamentais para a saúde mental dos servidores da UFU.
O tema do mês de agosto dialoga diretamente com uma realidade vivida por muitos servidores: o desafio de conciliar as demandas do trabalho com o cuidado e a educação dos filhos. “Os participantes podem esperar um momento oportuno para ter acesso à informação sobre questões de saúde mental envolvidas no processo de cuidado e educação de crianças e adolescentes, principalmente em relação à dificuldade de equilibrar as exigências do mundo do trabalho com as de suas famílias, podendo gerar estresse, ansiedade e exaustão”, afirma Lucas de Pádua, um dos psicólogos organizadores do projeto. Ele completa reiterando que o objetivo da palestra é “construir reflexões significativas para que possamos pensar sobre ser pais em paralelo com o mundo do trabalho, inclusive sobre como muitas vezes o cuidado do outro é priorizado. Mas fica a questão: quem cuida daqueles que cuidam?”.
Para amparar essa reflexão, o palestrante convidado, Pedro Afonso Pereira, psicólogo com experiência na área de saúde mental e família, abordará diferentes dimensões desse equilíbrio, articulando aspectos sociais, subjetivos e práticos. A discussão deve trazer ferramentas e perspectivas para lidar com as pressões do dia a dia sem abrir mão do cuidado com si mesmo e com as relações familiares, de acordo com Maria Carolina Buiatti, também psicóloga e organizadora do projeto.
Voltada para toda a comunidade universitária e a comunidade externa, a palestra será aberta ao público e emitirá certificado de participação. Se você se interessou, não deixe de participar!
Texto reproduzido do Portal Comunica UFU, o Portal de Notícias da UFU, publicado pela repórter Camila Grilli em 20/08/2025.







Comentários