Palestra do SINTET-UFU sobre assédio moral no trabalho reúne servidores na UFU Santa Mônica
- sitesintet
- 1 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de out.
Por Osmam Martins
Na tarde desta terça, 30 de setembro, o SINTET-UFU promoveu uma palestra com o advogado Dr. José Carlos Muniz Filho abordando o tema do assédio no mundo do trabalho. O encontro ocorreu na sala de treinamento da Biblioteca do campus Santa Mônica e contou com a participação de cerca de 50 pessoas conectadas virtualmente e outras 30 presentes no local.
Na apresentação, ilustrada com slides, o advogado Dr. José Carlos destacou os principais elementos que caracterizam o assédio moral, definido como condutas abusivas que expõem trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente de forma repetitiva, mas que também podem se configurar em um único ato de maior gravidade. Essas práticas podem ocorrer no ambiente de trabalho ou em situações diretamente relacionadas a ele, atingindo a dignidade e a integridade física e psicológica das pessoas, seja por meio de palavras, gestos ou atitudes.
O Dr. José Carlos explicou ainda que o assédio moral tem sempre como finalidade humilhar, ridicularizar, menosprezar, inferiorizar ou rebaixar o trabalhador ou a trabalhadora, podendo decorrer tanto da imposição de uma vontade ou opinião pessoal, quanto do simples intuito de humilhar.
Além da exposição teórica, o advogado respondeu dúvidas dos participantes e reforçou o papel do sindicato em acolher denúncias, encaminhar os casos e adotar todas as tratativas necessárias para combater o assédio, garantindo assim a proteção dos direitos de cada servidor.
A atividade também ressaltou a importância da sindicalização, fundamental para fortalecer a luta coletiva contra práticas abusivas no trabalho e para ampliar os instrumentos de defesa da categoria.







Comentários