top of page

Frente em Defesa do Serviço Público define mobilizações e prepara audiência pública em Uberlândia

Por Osmam Martins



Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 6 de outubro, a 4ª reunião da Frente em Defesa do Serviço Público e da Justiça Social de Uberlândia, realizada na sede da ADUFU - Seção Sindical com a presença de representantes de diversas entidades e movimentos sociais. Também participaram do encontro representantes do vereador Igino, ADUFU, SINTET-UFU, SINTRASP, DCE l, VAT, PSOL, CSP Conlutas e do coletivo Afronte.


Durante a reunião, a presidenta da ADUFU, professora Dr. Jorgetânia Ferreira, apresentou e comentou o Ofício Circular nº 412 do ANDES Sindicato Nacional, publicado em 30 de setembro, que convoca para a Marcha Nacional do Serviço Público, marcada para o dia 29 de outubro, às 9h, em Brasília, com concentração em frente ao Museu Nacional. 


O documento orienta as seções sindicais a realizarem mobilizações semanais em aeroportos e gabinetes parlamentares, a intensificarem ações nas redes sociais com a frase “Congresso inimigo do povo”, e a pressionarem os conselhos superiores das instituições a aprovarem moções contra a Reforma Administrativa. O SINTET-UFU também já aprovou, em Assembleia, a participação em caravanas contra reforma administrativa e paralisação de 72 horas.


Entre os encaminhamentos, foi proposta a criação de um formulário de disponibilidade para identificar quem deseja participar da marcha em Brasília, a fim de viabilizar a organização de transporte.


Outro ponto importante aprovado foi a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Uberlândia, que será proposta pelo vereador Igino, marcada para o dia 22 de outubro, das 19h às 21h. O objetivo é debater os impactos da reforma administrativa e mobilizar a sociedade local. As entidades presentes definiram estratégias de divulgação e convidarão representantes do ANDES-SN e da FASUBRA, além de diversos sindicatos de categorias afetadas, como o dos trabalhadores da alimentação, fumo, judiciário, INSS, Correios, Polícia Federal, SINDSEMA e SINPMU.


Ficou definido ainda o envio de um release à imprensa com informações preliminares sobre a audiência e, posteriormente, outro material com a confirmação dos participantes da mesa.


A reunião também aprovou, com algumas sugestões de ajustes, a identidade visual da mobilização, incluindo faixas e cartazes. A confecção de outdoors e panfletos será finalizada no próximo encontro, agendado para o dia 20 de outubro. A mobilização digital seguirá ativa nos perfis das entidades sindicais e também com debates transmitidos no canal do YouTube “Bancada do Livro”.


A Frente segue articulada na luta em defesa dos direitos do funcionalismo e contra a reforma administrativa, buscando fortalecer a mobilização social em Uberlândia e em todo o país.



Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page