top of page

Fim da Escala 6x1 eomovimento Vida Além do Trabalho | 26 de novembro de 2025 | Fala SINTET-UFU



Programa FM Universitária - 26 de novembro de 2025


FALA SINTET-UFU - O fim da escala 6x1 e o movimento Vida Além do Trabalho (VAT)


(Osmam) Olá companheiras e companheiros, aqui é o Osmam Martins e neste Fala SINTET UFU a gente conversa com Maria Tatiane, mulher preta, formada em  saúde em segurança do trabalho pela UFU, estudante de história pela UFU, representante do movimento VAT em Uberlândia. Filiada ao PSOL e militante da corrente resistência, ela vai nos contar um pouco desse movimento crescente pelo fim da escala 6x1. Seja bem vinda, Tatiane. Sintonize suas lutas!


(Tatiane) Olá, Osmam, obrigada pelo convite. Saudações a todas as pessoas que escutam o podcast. O Movimento Vida Além do Trabalho foi criado pelo Henrique Azevedo. Ele começou gravando vídeos no tiktok, falando sobre a sua experiência pessoal, como o trabalhador, escravizado, silenciado e adoecido pela escala seis por um durante doze anos. 


(Tatiane) Nos vídeos, ele apontava a necessidade do seu fim e todos os problemas envolvidos na escala seis por um. O vídeo tomou proporções gigantescas, ganhando visibilidade e alcançando todos os lugares do Brasil. Ele criou uma petição online, hoje ela já conta com quase três milhões de assinaturas populares.


(Tatiane) Contou com o apoio da deputada Erika Hilton para escrever o projeto sobre o fim da escala seis por um. E com pressão popular de comunicadores e movimentos, nós conseguimos que os deputados assinassem esse projeto para ele ser tramitado na CCJ. Eu conheci o Henrique através do TikTok, vendo seus vídeos e sentindo a necessidade de também fazer parte de alguma forma do movimento. Então, eu comecei as minhas completagens em Call Center, no Terminal Central, falando com os meus amigos. E quando a gente fala de escala 6x1, a gente não fala só de trabalho. A gente fala de vida, de lazer, de saúde. 


(Tatiane) Porque, historicamente, a lógica da escravidão tratou o corpo negro como uma ferramenta de trabalho infindável. E a escala 6x1 perpetua essa lógica ao tratar o tempo e a saúde do trabalhador como recurso descartável em um contexto onde esses trabalhadores são, em sua maioria, negros. Para ser mais exata, 63% da população presa na escala 6x1 são pessoas pretas e pardas. 


(Tatiane) O fim da escala 6x1 é importantíssima para a luta antirracista. A luta pelo fim dessa escala é uma luta de reconhecimento por humanidade e dignidade da população trabalhadora negra. É a defesa de que o tempo do trabalhador negro não pertence apenas a um empregador. Mas também, assim mesmo, a sua saúde, a sua família e a sua comunidade. O fim das escala 6x1 por um vai além da melhoria nas condições de trabalho. É um ato de reparação histórica. 


(Osmam) Muito obrigado pela participação, Tatiane. Que essa pauta ganhe cada vez mais centralidade no debate sobre o tempo e o trabalho, especialmente sobre o tempo dos trabalhadores e trabalhadoras negras. E esse foi o Fala Sintet UFU dessa semana. Ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page