Assembleia Geral Extraordinária aprova paralisação dos TAEs nos dias 3 e 4 de dezembro
- sitesintet
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Categoria debate conjuntura, recebe informes e define encaminhamentos de mobilização
Por Osmam Martins
O SINTET-UFU realizou, na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, sua Assembleia Geral Extraordinária, reunindo servidoras e servidores técnico-administrativos em educação no Anfiteatro do Auditório 4G (Biblioteca do Umuarama) para tratar de informes, análise de conjuntura e deliberações da categoria. A assembleia aprovou por unanimidade a paralisação nos dias 3 e 4 de dezembro, das 06h30 do dia 03/12/2025 até às 06h30 do dia 05/12/2025.
Nos informes, destacou-se a participação do sindicato na Marcha das Mulheres Negras em Brasília e no encontro de Raça e Etnia realizado pela FASUBRA, elogiado pela qualidade das discussões e pelo foco nas pautas antirracistas. Também houve alerta sobre a necessidade de atenção ao andamento da Reforma Administrativa, além de informações sobre o trabalho do GT de Aposentados, que está atuando nas discussões do novo Estatuto da UFU.
O coordenador de Administração e Finanças, Mário Júnior, apresentou atualizações sobre a construção do novo Estatuto da universidade e reforçou a defesa de avanços democráticos, como a possibilidade de técnicos concorrerem aos cargos de reitor e reitora e a ampliação da participação dos TAEs nos conselhos superiores, hoje limitada a 15%.
Ele também sugeriu articulação com ADUFU, APG e DCE para apresentação de propostas conjuntas. O sindicato informou ainda que, com a desabilitação do código 0063 pelo MGI, os TAEs que aderirem à paralisação devem enviar nome completo e SIAPE ao SINTET-UFU, em formulário a ser divulgado até segunda-feira, dia 1 de dezembro, para garantir respaldo jurídico.
Após a análise de conjuntura, a categoria aprovou a paralisação dos dias 3 e 4 de dezembro, sendo das 06h30 do dia 03/12/2025 até às 06h30 do dia 05/12/2025, reivindicando a retirada da Reforma Administrativa da pauta do Congresso e o cumprimento integral do Acordo de Greve nº 11/2024. Também foi criada uma comissão para dialogar com chefias e assegurar a participação dos trabalhadores nas assembleias e atividades de mobilização, composta por Lázaro, Celeste, Ana Lúcia, Sérgio e Silnando.
O SINTET-UFU reforça a importância do engajamento coletivo para fortalecer a defesa dos direitos dos TAEs e da universidade pública.



























Comentários