Assembleia Geral do SINTET-UFU aprova reestruturação do Grupo de Trabalho Feminista
- sitesintet
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.
Por Osmam Martins
O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (SINTET-UFU) realizou uma Assembleia Geral nesta quinta-feira (25), para discutir, em pauta única, as cartas de renúncia encaminhadas à Coordenação Colegiada do Sindicato. A reunião aconteceu em modelo híbrido, com transmissão também pelo aplicativo Zoom.
O encontro dos servidores Técnicos Administrativo em Educação (TAEs) aconteceu no Auditório do Bloco 8C, no Campus Umuarama, e foi um momento para a categoria se informar sobre as cartas de renúncia e os processos de substituição, por meio dos suplentes, dos coordenadores gerais do SINTET-UFU.
Por consenso, a Assembleia deliberou para que o SINTET-UFU solicite a Fasubra a prorrogação do prazo para resposta do questionário sobre Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e que seja dado um novo ânimo ao Grupo de Trabalho (GT) Feminista do Sindicato, para que volta a trabalhar de forma mais ativa em defesa das mulheres e contra práticas de assédio.
Também foi aprovado encaminhamento para realização de uma apresentação pública da prestação de contas já aprovadas no último Congresso do SINTET-UFU, com a presença do antigo Conselho Fiscal e representação do escritório de contabilidade do SINTET-UFU.
Carta de Solidariedade
Após longa discussão sobre o histórico da luta sindical do SINTET-UFU, práticas políticas no sindicalismo e necessidade de união e luta da categoria contra a extrema-direita, a Assembleia deliberou pela publicação, no site, de uma Carta de Solidariedade aos companheiros e companheiras que deixaram a coordenação (íntegra do documento abaixo). Também foi deliberada a publicação de Nota de Solidariedade ao Deputado Federal Glauber Braga, que tem sofrido um processo de cassação em retaliação às denúncias contra o Deputado Arthur Lira.
Carta de solidariedade
Nós técnicos administrativos reunidos em assembleia geral convocada pelo SINTET UFU, debatemos e analisamos as cartas de renúncia de sete “07” companheiros conforme inciso V do artigo 65 do Estatuto do Sindicato.
As múltiplas justificativas pelas renúncias são bastante preocupantes. Somos solidários a esses companheiros e companheiras, e parabenizamos a todos pela coragem, pela ética e responsabilidade na defesa do nosso sindicato.
Machismo? Interferência partidária? Importunação sexual? Falta de transparência? Precisamos esclarecer ponto a ponto esses questionamentos, e envidar esforços coletivos para superação de práticas eventualmente erradas no movimento sindical.
Agradecemos imensamente pelo trabalho durante o tempo que estiveram compondo a direção do SINTET UFU. Continuem de cabeças erguidas com a mesma disposição de luta que sempre mostraram.
Uberlândia, 10 de abril de 2025
Comments