top of page
sitesintet

Assembleia da Cred UFU: Decifra-me ou te devoro!

Nem tudo que reluz é ouro Provérbio Português

Presente de Grego não é cavalo de Tróia, nem tudo que brilha é relíquia nem jóia Racionais MC´s

No dia 29 de maio de 2018, ocorrerá  às 18 horas (já em terceira chamada) uma importante assembleia geral extraordinária convocada pelo presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia LTDA. – SICOOB CRED UFU.

Essa assembleia geral extraordinária tem como pauta central a deliberação sobre a união com A COOPERATIVA DE CRÉDITO DO TRIÂNGULO MINEIRO E SÃO FRANCISCO LTDA. – SICOOB ARACOOP e a eleição de membros para compor a COMISSÃO MISTA.

A coordenação colegiada do SINTET-UFU recebe cotidianamente diversos questionamentos a respeito do tema que será deliberado na Assembleia da Cred UFU, bem como questionamentos se a incorporação da Cred UFU pela ARACOOP será benéfica ou prejudicial para nós.

Esse debate aborda aspectos bastante abstratos para o nosso cotidiano, exigindo uma compreensão sólida sobre a dinâmica da teoria do valor, para compreender quais as possíveis consequências dessa incorporação. De forma bastante sintética, é possível resgatar a elaboração de Lênin, em seu livro “Imperialismo, estágio superior do capitalismo”, que nos demonstra que em tempos de crise, em especial as crises econômicas, é propício um aumento em proporções enormes da tendência para a concentração de capital e formação de monopólios. Em uma passagem desse livro, Lênin afirma que: “é evidente que um banco que se encontra à frente de um tal grupo e que se põe de acordo com meia dúzia de outros bancos, quase tão importantes como ele, para operações financeiras particularmente volumosas e lucrativas, tais como os empréstimos públicos, deixou já de ser um intermediário para se converter na aliança de um punhado de monopolistas.” Trotsky afirma também que o “capitalismo monopolista não se baseia na concorrência e na livre iniciativa privada, mas numa direção centralizada. As camarilhas capitalistas, que encabeçam os poderosos trustes, monopólios, bancos, etc, encaram a vida econômica da mesma perspectiva como o faz o poder estatal”.

Essa compreensão sintética que apresentamos acima, sem muito desenvolvimento e reflexão teórica, nos faz avaliar que o movimento de incorporação da Cred UFU à ARACOOP, é resultado de uma tendência própria da lógica do desenvolvimento do capital, é uma pressão da essência sistêmica do padrão de acumulação do capital no qual a economia dependente-subalterna brasileira está inserida.

Nós, da coordenação colegiada do SINTET-UFU, não temos reflexões acumuladas para apresentar para as Técnicas e Técnicos Administrativos em Educação, uma proposição e uma avaliação sobre o que fazer em relação a essa questão da incorporação de uma cooperativa com 3 mil cooperadas/os em outra cooperativa com 29 mil cooperadas/os. Podemos afirmar, que por óbvio, a cooperativa que hoje é das trabalhadoras e dos trabalhadores da UFU; não será mais uma cooperativa apenas de trabalhadoras e trabalhadores da UFU; mas sim de 32 mil pessoas de Uberlândia-MG e Araguari-MG.

Porém, algumas questões são importantes serem apresentadas.

Por que a Cred UFU não realizou nenhum debate consistente, com direito ao contraditório (com quem defende a incorporação e com quem é contra), entre as cooperadas e os cooperados?

Por que excepcionalmente nessa ocasião, essa assembleia com esse importante tema, que poderá mudar totalmente os rumos da Cred UFU (determinando a sua extinção, em virtude de sua incorporação à ARACOOP), ocorrerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)? Por que essa Assembleia não será realizada no Anfiteatro do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica ou no Anfiteatro do Bloco 2A do Campus Umuarama?

Se a proposta é benéfica para todas e todos, qual o problema de se realizar o amplo debate em um local que facilita a participação da maioria de quem é cooperada e cooperado?

Essas perguntas merecem respostas!

Nessa próxima Segunda-Feira (28/05/2018), além do debate da paralisação no dia 7/6/2018; esse tema da Incorporação da Cred UFU à Aracoop também será pauta de debate da Assembleia do SINTET-UFU.

Divulgamos nesse texto a convocação da assembleia da CredUFU que ocorrerá no dia 29 de maio de 2018, na CDL, que se iniciará na prática às 18 horas. Incentivamos todas as Técnicas e Técnicos Administrativos em Educação cooperados a participarem desse evento.

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU 23 de maio de 2018

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page