SINTET-UFU convoca a comunidade para mobilizações em Maio e Junho em defesa da UFU e do cumprimento do Acordo de Greve
- sitesintet
- 23 de mai.
- 2 min de leitura
Por Osmam Martins
O SINTET-UFU realizou nesta semana uma importante Reunião Pública no Anfiteatro do Bloco 2A, no Campus Umuarama, com o objetivo de reafirmar a defesa da recomposição orçamentária da UFU e exigir o cumprimento integral do acordo de greve assinado com a FASUBRA, incluindo os TAEs médicos (as) e médicos (as) veterinários no acordo construído coletivamente pelas entidades representativas dos trabalhadores técnico-administrativos em educação.
A atividade reuniu diversos setores comprometidos com a luta em defesa da educação pública. Estiveram presentes representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, estudantes e mandatos parlamentares, demonstrando a ampla articulação para pressionar para o cumprimento do Acordo de Greve n° 11 de 2024 e defender a recomposição orçamentária da UFU.
Representando diversas instituições, participaram da reunião o professor Paulo César representando a ADUFU; Luiz Paulo, pelo SINPRO; Ney Machado, representando o vereador Professor Ronaldo; Aguinaldo Batista, da Coordenação Estadual do MST em Minas Gerais; Mel, do Movimento Correnteza e da Unidade Popular; o professor Dr. Moacir de Freitas, representando o PCdoB; Sebastião Elias da Silveira, da PROGEP; Amanda de Castro, do Levante Popular da Juventude; Luísa Targino e Gilberto Neves, representando o mandato da Deputada Federal Dandara; Gilberto Cunha, da CSP Conlutas; além dos estudantes Reyler Valdivia e Lukete, representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFU (DCE).
O movimento sindical, liderado pelo SINTET-UFU, apresentou e aprovou uma agenda de mobilização que será executada entre o final de Maio e o mês de Junho, com as seguintes ações:
A) Junho - Audiência Pública na Câmara Municipal de Uberlândia
Articulação de uma audiência com vereadores e vereadoras para debater a situação da UFU e solicitar manifestações formais ao Governo Federal e ao Congresso Nacional pela recomposição orçamentária e cumprimento integral do acordo firmado com FASUBRA, ANDES e SINASEFE.
B) Junho - Ato Político Cultural em Defesa da UFU
Realização de um evento aberto à comunidade com intervenções políticas, apresentações musicais e artísticas, fortalecendo a relação entre a universidade e a sociedade civil.
C) Manifesto Público pela UFU
Elaboração e divulgação de um manifesto assinado por entidades, parlamentares e artistas locais, exigindo o respeito aos acordos assinados e o investimento público adequado na UFU.
D) Construção Coletiva e Permanente
Criação de um grupo de trabalho com representantes das organizações presentes na reunião, com o objetivo de planejar, divulgar e fortalecer cada uma dessas ações.
E) Carta das entidades ao Presidente Lula
Que todas as entidades e instituições presentes elaborem uma carta para que o Reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, entregue ao Presidente Lula em reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Komentarze