top of page
sitesintet

Representação sindical e o trabalho do servidor | 06 de novembro de 2024 | Fala SINTET-UFU

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 06 de novembro de 2024


(Naiara) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Naiara Ashaia, e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a representação sindical e qual seu impacto na vida dos trabalhadores. Sintonize suas lutas.

A representação sindical é o meio pelo qual os trabalhadores se organizam e agem coletivamente para garantir e ampliar seus direitos. De acordo com o IBGE, em 2023, mais de 38% dos trabalhadores do setor público estavam vinculados aos sindicatos. Ao mesmo tempo, o Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais, afirma que mais de 70% das melhorias nas condições de trabalho dos servidores foram conquistadas por meio de negociações sindicais.

O sindicato ajuda a monitorar e garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas. Em situações de conflito, como assédio ou condições precárias de trabalho, também é o responsável pela representação jurídica.

Para falar mais sobre esse tema, convidamos Vanessa Oliveira! Oi, Vanessa!


(Vanessa) Olá, meu nome é Vanessa. Atualmente, eu trabalho na DIRQS, a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor. Sou coordenadora do SIAPSS, que é o Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor. Hoje o SIAPSS contempla também os atendimentos do Ambulatório de Saúde do Servidor, o ASSER, e, dentro dessa equipe, a gente trabalha com assistência e promoção à saúde. E, hoje, eu vim falar um pouco de como a representação sindical tem um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Então como está dentro da área, a gente já faz esse serviço de promoção à saúde, promoção e assistência. Acho que a representação sindical vem contribuindo, né? Conversando com esse trabalho. E aí o que eu percebo é que a gente tem alguns pontos que realmente vão contribuir para que as pessoas se sintam melhores, né?

O primeiro ponto que me vem à cabeça é pensando nos aposentados. Os aposentados, que hoje representam a maior parte de sindicalizados, encontram no sindicato um espaço de socialização, um espaço de lazer, um espaço de informação. Então, acaba que essa sensação de pertencimento faz com que a socialização seja algo que seja trabalhado nessas pessoas. Que aí, se a gente pensar na terceira idade, a gente tem, às vezes, uma pessoa que está bem inserida socialmente, né? Então acho que o sindicato ele vem trazer esse espaço de socialização e de lazer.

Junto com isso, desse aspecto, a gente pode pensar também que quando a gente tem pessoas reunidas, com um objetivo em comum e que elas traçam pequenos objetivos até se chegar em algum lugar, a gente tem também uma ressignificação do sentido de vida. Então faz toda a diferença estar pertencido a um grupo onde eu tenho coisas a fazer, tarefas a fazer, para atingir um objetivo e que, principalmente, às vezes esse sentido de vida é aflorado pelo bem comum. Não é somente isso, mas que acaba trazendo mais sentido à vida das pessoas.

E outra coisa também que a representação sindical traz é a questão da informação. Todo servidor que tem acesso à informação, ele consegue ter acesso a serviços, também consegue ter acesso a serviços. Então ele consegue chegar num serviço que ele nem conhecia, ele consegue usufruir de um ambiente que talvez ele não conseguia, ele consegue ter acesso a serviços de saúde. Então, quando o sindicato disponibiliza informações, ele está contribuindo com o servidor. E sem falar que essa questão da informação serve até para aspectos legais. Às vezes eu estou perdida, às vezes eu estou confuso. “Onde que eu devo ir? Quem eu devo procurar? Com quem eu devo falar?” Então, se traz essa informação, seja para o servidor aposentado, seja para o servidor que está ativo, ele tem condições de melhorar as condições de qualidade de vida dele no trabalho e fora do trabalho.

E aí eu penso que as campanhas de promoção saúde, que é uma coisa que a gente faz no SIAPSS hoje, as campanhas dos meses coloridos, as promoções de saúde, falar sobre alguns temas de saúde mental, falar de temas de saúde em geral, de questões de diversidade, elas contribuem para que as pessoas se sintam informadas. E eu vejo que o trabalho hoje, com o advento da tecnologia, cada vez mais a gente está conseguindo atingir as pessoas. Então acho que essas informações, esses cursos, essas campanhas, elas contribuem para a melhoria de qualidade de vida dos servidores.


(Naiara) Muito obrigada, Vanessa! E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page