Pamonhada Popular e Solidária do MST fortalece cultura, organização popular e a luta por direitos em Uberlândia
- sitesintet
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Por Osmam Martins
No próximo sábado, 5 de julho, a partir das 16h, o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe a Pamonhada Popular e Solidária, iniciativa nacional do MST para rearticular a luta nas bases pela esquerda através da iniciativa do grupo Mãos Solidárias.
A atividade vai acontecer no CIEPS - Bloco 1S (antiga Gráfica da UFU), e convida toda a comunidade a viver um momento de alegria, cultura e solidariedade, reafirmando os valores da organização coletiva. A oficina de preparação de pamonha começa às 16h, e depois, todos e todas poderão se deliciar com as pamonhas produzidas gratuitamente.
A pamonhada também tem o apoio de importantes entidades e movimentos sociais que atuam na região: CIEPS/PROEXC/UFU, Movimento Popular pela Reforma Agrária (MPRA), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), ADUFU, SINTET-UFU, Sindicato dos Comerciários de Uberlândia e Araguari (SECUA), Levante Popular da Juventude e a Marcha Mundial de Mulheres. Essas organizações fortalecem, com sua presença e contribuição, à construção de espaços de partilha, resistência e ação política enraizada nas práticas populares.
O SINTET-UFU, em especial, marca presença reafirmando seu compromisso histórico com as lutas sociais e com o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade, além de reconhecer a cultura como dimensão central das disputas em torno da democracia e da justiça social. O sindicato entende que momentos como esse são fundamentais para construir pontes entre os trabalhadores da educação e os diversos setores populares que enfrentam os efeitos do desmonte do Estado e do avanço do conservadorismo.
A programação completa inclui uma oficina de pamonha às 16h, seguida de muita música, comidas típicas e convivência a partir das 17h30, com apresentação da banda Forrózin da Crôa. Durante todo o evento, o público poderá visitar as barraquinhas da Feira da Economia Popular Solidária, com exposição e venda de artesanatos e alimentos produzidos por trabalhadoras e trabalhadores organizados em experiências autogestionárias.
A Pamonhada Popular e Solidária é um ato de resistência, celebração das culturas do povo e afirmação das práticas solidárias e coletivas. O encerramento está previsto para às 21h30, mas os laços construídos nesse espaço seguem adiante, nutrindo redes e alianças fundamentais para o fortalecimento das lutas populares em Uberlândia e no Brasil.
Faça sua inscrição no link: https://forms.gle/c6VMF6teG4oP4UeR6
Comments