top of page

Mulheres em luta realizam ato histórico no 8M

Por Raissa Dantas

Organizado por uma multiplicidade de movimentos de mulheres, o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras, movimentou o centro da cidade de Uberlândia/MG com a força e as cores da luta feminista. Tendo como pauta central “pela vida das mulheres” e abordando temáticas como “nenhum direito a menos”, “não à violência contra a mulher”, “mulheres na política” e “saúde e educação para todas”, o ato público ocupou a praça Ismene Mendes, central da cidade, e entoou palavras de ordem que deram agitação política à manifestação.


Uma mística foi preparada em lembrada das muitas mulheres vítimas de feminicídio de Uberlândia e região. Rosalina Bucirone, assassinada aos 19 anos por seu marido, Tubal Vilela, foi a grande homenageada do dia e teve parte da sua vida encenada com grande emoção, trazendo à tona sua história e uma das motivações dos grupos que organizam o 8M Uberlândia em pautar o rebatismo oficial da praça Ismene Mendes, retirando de uma vez por todas o nome e o busto do feminicida Tubal Vilela do local. Um abaixo assinado com finalidades de regularizar essa questão foi organizado, faça a adesão em: http://chn.ge/2COzdxX

A Cacique Kaun Poti Guarani também foi homenageada, lembrada por todas as lutas que travou pela demarcação dos territórios indígenas no Triângulo Mineiro e como importante liderança feminina das lutas e do direito à cidade em Uberlândia.

O ato seguiu nas ruas do centro com energia e diálogo com aquelas e aqueles que trabalham ou passavam pela região. Cerca de 200 pessoas ocuparam as vias de trânsito e seguiram num trajeto que saiu da praça, foi até o antigo Fórum e retornou ao local de origem. Um ônibus lotado de mulheres de Patrocínio/MG se somou ao ato, em especial motivadas pela memória de Ismene Mendes, patrocinense vítima da Ditadura Civil-Militar que renomeia a praça em questão.

Ao final do ato o grupo Das Minas Gerais (DMG) realizou apresentação musical, agraciando todas e todos que permaneceram após o trajeto. Posteriormente, ainda ocorreu uma roda de capoeira, que encerrou as atividades do Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras em Uberlândia.

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page