Moção de Apoio e Solidariedade do SINTET-UFU ao trabalhador técnico administrativo em educação da UFRGS - Rafael Berbigier de Borto
- sitesintet
- 19 de set.
- 1 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU), manifesta daqui do Triângulo Mineiro - Minas Gerais, o total APOIO e SOLIDARIEDADE ao Rafael Berbigier de Bortoli, Presidente do Conselho de Representantes da ASSUFRGS – sindicato, lotado na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -URFGS, que foi colocado à disposição após uma manifestação e paralisação coletiva legítima no dia 08 de setembro de 2025.
Rafael é um trabalhador reconhecido nacionalmente por sua seriedade, dedicação e compromisso na construção de uma Universidade Pública, gratuita, com qualidade, democrática e socialmente referenciada.
Consideramos inadequada essa atitude decidida de forma unilateral, sem qualquer diálogo. Em pleno século XXI, cabe às Universidades Públicas serem palco da construção de relações de trabalho de novo tipo, superando posturas que não agregam para a construção de um serviço público saudável e de qualidade.
Diante do exposto, nos somamos à ASSUFRGS na reivindicação pela reversão da decisão de afastamento do Trabalhador Técnico Administrativo em Educação, Rafael Berbigier de Bortoli do seu local de trabalho, e que a UFRGS promova ações que garantam o diálogo e a proteção dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores dessa importante Instituição.
Uberlândia, 19 de setembro de 2025
Coordenação Colegiada do SINTET-UFU






Comentários