PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 538 – 17 de março de 2021
Olá companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.
Ciclo de debates
O SINTET-UFU, em parceria com a Adufu e o Sinasefe, realizam um ciclo de debates sobre “Direitos em perigo: Reforma Administrativa e PEC Emergencial”. A mesa 2 acontecerá nesta sexta-feira, 19 de março, às 7 horas da noite e será transmitida pelo YouTube e Facebook dos sindicatos. O tema da atividade será “Reforma Administrativa e PEC emergencial: retirada de direitos e luta política”, com a presença do deputado federal Rogério Correia e da deputada estadual Beatriz Cerqueira, ambos pelo Partido dos Trabalhadores.
Ação Judicial – Direito à Vacina
Desde o início da pandemia, o SINTET-UFU tem atuado, juntamente com a categoria, no contexto de enfrentamento ao COVID-19 em Uberlândia. O cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras é marcado pela falta de segurança no trabalho, pelo acúmulo de funções, pelo agravamento dos quadros de adoecimento físico e emocional e por mortes diárias, que poderiam ser evitadas, caso existisse mais compromisso das instâncias estadual e municipal na gestão da pandemia. Foram realizadas diversas ações de mobilização e negociação, doação de luvas, máscaras e outros EPIs, cadastramento de servidores sem vacina e entrega dos dados destes servidores, diretamente, para a Prefeitura de Uberlândia.
No entanto, no último período, os profissionais do HC pararam de ser chamados pela prefeitura, inclusive em desacordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Ou seja, estão, desde então, sem receber a vacina e sem previsão para a imunização. Sem condições de inércia diante do contexto atual, o SINTET-UFU vai ingressar com uma ação judicial, diretamente contra a Prefeitura de Uberlândia para as trabalhadoras e trabalhadores de nossa base de representação e apresentar denúncia ao Ministério Público com relação aos demais profissionais com outros vínculos que atuam dentro do HC, para que seja destinado aos profissionais de saúde, um percentual de vacinas nos próximos lotes que chegarem à cidade.
Dessa forma, pedimos que os profissionais da saúde que atuam no HC-UFU preencham o formulário que está disponível em nosso site: www.sintetufu.org. Lá você também encontra mais informações.
SINTET-UFU realiza ato por vacinas para os profissionais do HC-UFU e PMMG criminaliza movimento
Na manhã da última segunda-feira, dia 15 de março, os trabalhadores da saúde do HC estiveram na porta da Câmara Municipal em manifestação pacífica e simbólica pedindo vacinação. Como sabemos, a últimas semanas os trabalhadores e trabalhadoras do HC deixaram de ser chamados para a vacinação e ainda tem muita gente lidando diretamente com Covid-19 e arriscando a vida para cuidar de quem está doente. Recentemente tivemos óbitos, internações e intubações de colegas que, ao invés de participar do tratamento, estão ocupando leitos em uma cidade que se encontra com 100% de lotação. Ao final do ato, houve a tentativa de conduzir o coordenador geral do SINTET-UFU, Robson Luiz Carneiro, para o batalhão da PM por descumprimento de medidas sanitárias, mesmo com o sindicato tendo seguido à risca todos os protocolos, como o uso de máscaras, atividade ao ar livre, distanciamento, fornecimento de álcool e higienização constante do microfone. Seguimos inclusive as orientações dadas pela Polícia Militar no início da manifestação simbólica.
Para ler a cobertura completa da atividade e assistir aos vídeos acesse nosso site: www.sintetufu.org. Os materiais também estão disponíveis em nossas redes sociais.
Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, faça sua parte, fique em casa e até o próximo programa!
Comments