O SINTET-UFU, em cumprimento à deliberação das Assembleias Setoriais realizadas nos dias 13 e 14 de junho de 2023, lançou, em conjunto com o Sindicato dos trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares de Minas Gerais – Sindiserh, uma campanha de mobilização por democracia nas relações de trabalho e na gestão do Hospital de Clínicas da UFU. Essa campanha culminou no “Plebiscito Popular por Eleições no HC-UFU: Diretas Já!“, realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2023.
Ver essa foto no Instagram
A apuração do Plebiscito aconteceu no dia 28 de julho, na sede do SINTET-UFU, revelando um total de 1841 votos. O resultado se deu da seguinte maneira: 1768 pessoas votaram SIM, afirmando que querem eleições diretas para os cargos de gestão (superintendência, chefias e gerências) do hospital; 68 pessoas votaram NÃO e houveram, ainda, 2 votos nulos e 3 votos em branco.
Participaram do plebiscito trabalhadoras e trabalhadores UFU, EBSERH e terceirizados, além de docentes, residentes, estudantes e usuários do hospital.
Tabela de apuração do Plebiscito Popular por Eleições Diretas no HC
Ver essa foto no Instagram
A transmissão ao vivo da apuração foi realizada no perfil do Instagram da campanha “Democracia no HC-UFU”, clique aqui e acesse a página.
O próximo encaminhamento é entregar o documento com o resultado do plebiscito para a Administração Superior da UFU.
Entenda o contexto:
O Hospital de Clínicas historicamente realiza eleições para a gestão do Hospital, consultando trabalhadores, docentes e estudantes em um processo amplamente democrático. A última eleição Consulta Eleitoral, no entanto, ocorreu em 2017. Portanto, faz mais de seis anos que a comunidade não é consultada sobre os rumos do HC-UFU.
Um plebiscito é uma consulta direta à comunidade sobre uma questão específica, por meio da qual é possível expressar opiniões e votar em uma determinada proposta ou mudança. Neste caso, o plebiscito busca legitimar a reivindicação pela democratização da gestão e das relações de trabalho no HC-UFU. O SINTET-UFU lança este plebiscito popular para dialogar com a comunidade que constrói e utiliza o HC sobre a necessidade de uma gestão democrática, convidando a expressarem a sua vontade política e como elemento de pressão para que a Administração Superior da UFU volte a realizar eleições diretas para a gestão do HC-UFU.
A Administração Superior da UFU durante os debates prévios à adesão à EBSERH afirmou diversas vezes que o Hospital de Clínicas continuaria a ser da Universidade com promessa de que haveria somente mudanças na nomenclatura dos cargos e que a essência não mudaria. O contrato entre a UFU e a EBSERH determina que a escolha do Superintendente seja feita pelo presidente da EBSERH a partir da indicação do Reitor da Universidade – ou seja, não há nenhum impedimento para que se realizem consultas eleitorais, a exemplo do que ocorre para o próprio cargo de Reitor, Ou ainda, de outras universidades, como a UFG (Universidade Federal de Goiás), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), dentre outras que realizam eleições para a Superintendência da EBSERH nos Hospitais Universitários.
O Plebiscito Popular por eleições no HC-UFU pretende ouvir toda a comunidade que constrói o hospital.
Trabalhadores, independentemente do vínculo: UFU, EBSERH, terceirizados e docentes que atuam no HC;
Estudantes dos cursos da área da saúde, nos níveis de graduação e pós-graduação, estagiários, residentes;
Comunidade usuária do HC-UFU.
Siga a campanha do Plebiscito no Instagram pelo link http://www.instagram.com/democracianohcufu
Comments