top of page

Categoria debate conjuntura e elege delegados para a plenária nacional da Fasubra

Por Raissa Dantas



Na tarde desta terça-feira, 03 de dezembro de 2024, o SINTET-UFU realizou uma Assembleia Geral, coordenada por Mário Júnior, secretariada por Gilberta Pires e Ana Lúcia Ribeiro (online) e relatada por Natália Lucena. A pauta incluiu informes, conjuntura nacional, impactos da decisão do STF e da Reforma Administrativa, eleição de delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA e a organização do Dia Nacional de Luta contra a Anistia, marcado para 10 de dezembro.


Durante os informes, Natália destacou o curso de Letramento Racial promovido pelo sindicato, que está em seu último dia de inscrições. Mário relatou sobre o acompanhamento dos casos de Marcos, engenheiro do Hospital de Clínicas (HC), e Adeon, trabalhador terceirizado demitido injustamente.


O ponto de análise de conjuntura abordou os impactos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e os desafios enfrentados pelos trabalhadores diante de medidas do Governo Federal, como o pacote de ajuste fiscal e a reforma administrativa. A assembleia também destacou os cortes orçamentários de 25% na UFU, que comprometem seu funcionamento.


Foi aprovada a construção de um seminário, ainda em dezembro ou janeiro, em parceria com sindicatos e movimentos sociais, para preparar a luta contra a reforma administrativa e os efeitos da decisão do STF.

No ponto seguinte, foram feitas as inscrições e defesas de duas chapas que disputaram as vagas de delegados para a Plenária Nacional Virtual da FASUBRA, sendo a Chapa 1 - Unir e a Chapa 2 - Lutar e Resistir, Travessia e TAEs na Luta. A votação resultou na seguinte distribuição de delegados eleitos: Chapa 1 Unir - 32% dos votos, com direito a 2 delegados; Chapa 2 Lutar e Resistir - 68% dos votos, com direito a 3 delegados. A coordenação do SINTET-UFU indicou Elizete como delegada titular de direção, com João George e Maria Nazaré como suplentes.

Ao final, já no ponto sobre a uta contra a anistia, a assembleia reforçou a importância da mobilização em 10 de dezembro, destacou a gravidade dos ataques à democracia e o risco de anistia aos responsáveis pelos atos antidemocráticos. Foi aprovada a adesão do sindicato à manifestação nacional, com ato local em Uberlândia, marcado para as 16h no Terminal Central de Uberlândia. A categoria será convocada, assim como partidos, movimentos sociais e mandatos.

Comentarios


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos
em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia.
Fundado em 22 de Novembro de 1990

 Rua Salvador, 995 - Aparecida - Uberlândia, MG

youtube sombra.png
instagram sombra.png
twitter sombra.png
facebook sombra.png

©2024 fresta coletiva

bottom of page