No dia 4 de abril deste ano, perdemos o servidor Joaquim Rafael de Andrade, de 60 anos, para o COVID-19. O trabalhador, que não tinha comorbidades e se resguardava quanto ao uso de todos os equipamentos de proteção, atuava na linha de frente do enfrentamento à pandemia, enquanto aguardava a sua imunização.
Vale destacar que, desde o seu falecimento, nenhum outro profissional ocupou o cargo.
O falecimento de Joaquim teria sido evitado se as escolhas políticas da gestão pública municipal respeitassem os protocolos, tanto do Ministério da Saúde como da Organização Mundial da Saúde.
A Prefeitura Municipal de Uberlândia burla as instâncias federal e mundial ao ignorar as reivindicações dos profissionais da saúde que não receberam nenhuma dose da vacina e continuam arriscando as suas vidas para reduzir o quadro de mortalidade da população pelos agravamentos causados pelo coronavírus.
Não estamos pedindo favor!
Desde janeiro, quando das primeiras campanhas por vacinação, somos questionados quanto à legitimidade de nossas reivindicações por imunização. Inclusive, destacamos que este é o nosso 4º ato.
Há, claramente, uma disputa política que se sobrepõe às vidas dos profissionais da saúde do HC-UFU, o que é, além de perverso, inadmissível.
Quem garantirá o atendimento da população contaminada se os profissionais da saúde estão tendo suas vidas ceifadas, e, ainda, com o respaldo do poder público?
Até quando continuaremos perdendo trabalhadores da saúde por falta de vacinação?
Estão esgotadas todas as possibilidades de os profissionais da saúde arriscarem as suas vidas, sem a proteção devida.
Exigimos que os protocolos de vacinação sejam cumpridos! Exigimos vacinação imediata para os profissionais do HC-UFU!
Nesse sentido, o SINTET-UFU divulga amplamente o ato por vacinação para os profissionais da saúde, que será realizado nesta quarta-feira, dia 14 de abril, às 10h, na portaria do HC. Em memória de Joaquim Rafael de Andrade. JOAQUIM, PRESENTE!
Acesse o ABAIXO-ASSINADO por vacinação para todas e todos os profissionais da saúde.
תגובות