PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 12 de fevereiro de 2025
(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é a Raissa Dantas, e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre o calendário acadêmico da UFU. Sintonize suas lutas.
A definição do Calendário Acadêmico de uma universidade é um tema que impacta diretamente o trabalho das técnicas e dos técnicos administrativos em educação, e não apenas dos estudantes e dos docentes. Entender a complexidade da Universidade é tarefa central para garantir um planejamento que contemple as muitas categorias que vivenciam e constroem a UFU. Isso significa levar em conta aspectos como férias, matrículas e ajustes de matrículas, sobrecarga de trabalho, recessos, a organização das demandas institucionais ao longo do ano, dentre outros pontos.
Para falar sobre o tema, convidamos Jaciara Boldrini França, que é técnica no Instituto de Química da UFU e advogada. Seja bem-vinda, Jaci!
(Jaciara) Olá, pessoal. É um enorme prazer estar aqui conversando com vocês e agradeço o convite. Então, agora no mês de fevereiro, teremos uma reunião do CONGRAD que vai debater e aprovar o calendário acadêmico da Universidade Federal de Uberlândia para os próximos anos. A expectativa é que seja aprovado um calendário que aborde pelo menos os próximos três anos. Neste debate, temos muitos pontos importantes a serem analisados e decididos, como desde a quantidade de semestres letivos, as datas de início e término de cada semestre, o período de férias e recesso e a necessidade de regularização do calendário acadêmico, já que a Universidade Federal de Uberlândia é uma das universidades com maior atraso no calendário.
Para se ter uma ideia, estamos hoje no meio do segundo semestre do ano letivo de 2024, encerrando apenas em maio de 2025 esse semestre. A PROGRAD chamou o sintético. Em 24 de janeiro para dialogar e apresentar algumas propostas de calendário, no intuito de ouvir as demandas dos representantes da categoria dos técnicos administrativos. E é nesse ponto que eu gostaria aqui de trazer uma importante reflexão. Para além da urgente necessidade de regularização do calendário, para que possamos diminuir a evasão dos diversos cursos, bem como a ausência de preenchimento das vagas, temos que discutir também um calendário acadêmico que proporciona um melhor trabalho aos técnicos administrativos, inclusive para aqueles que são atingidos diretamente, como os secretários de cursos de graduação e os técnicos que trabalham em institutos em contato direto com discentes e docentes, como os técnicos da biblioteca e dos laboratórios de ensino e pesquisa. Há muitos anos temos tido prazos acadêmicos cada vez mais curtos, que iniciam um término em finais de semana, o que acaba gerando um excesso. Excesso de trabalho aos servidores sem direito ao descanso. Outro ponto é que temos um período curto de recesso entre os semestres e férias, o que gera maior sobrecarga de trabalho e estresse, com prazos acadêmicos cada vez menores e maior volume de trabalho.
Ainda temos as férias acadêmicas disruptivas com as demais instituições de ensino, o que acaba trazendo grandes transtornos para aqueles que têm filhos em idade escolar. Essas que são questões, dentre outras, vêm sendo responsáveis pelo adoecimento físico e mental de muitos servidores que lidam diretamente e diariamente com as demandas acadêmicas, sem dizer que acaba aumentando a ocorrência de assédio nas relações de trabalho com as chefias, afinal, todos acabam sendo cobrados em demasia e enfrentando uma maior carga de estresse. Assim, ao analisarmos e debatermos o calendário acadêmico para os próximos anos, não podemos deixar de pensar e propor um calendário que vise as demandas dos técnicos administrativos que são diretamente afetados, buscando garantir que estes tenham um trabalho sem sobrecarga, sem prazos exaustivos e em finais de semana, com respeito ao descanso e a própria dignidade de vida.
Mais importante ainda é enfatizar que é sim possível elaborar um calendário que atenda essas demandas, basta que para isso se tenha um olhar atencioso e respeitoso para a nossa categoria. É nosso dever lutar para que as necessidades básicas dos técnicos administrativos sejam levadas em conta ao se elaborar o calendário para os próximos anos, pois é sim possível um calendário que atenda todas essas questões e que vise o melhor para toda a universidade.
(Raissa) Muito obrigada, Jaci. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Um ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa!
Comments