Balanço e Perspectivas dos três meses da Greve dos TAES | 27 de maio de 2026 | FALA SINTET-UFU
- 27 de mai.
- 3 min de leitura
PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 27 de maio de 2026
FALA SINTET-UFU - Balanço e Perspectivas dos três meses da greve dos TAE
(Osmam) Olá, companheiras e companheiros, eu sou Osmam Martins, e neste Fala Sintet-UFU, nós recebemos Ivanilda Reis, Coordenadora-Geral da FASUBRA e do SINTUR-RJ, membra do Comando Nacional de Greve e TAE aposentada da UFRRJ. Ivanilda vai contribuir com um balanço dos três meses de greve dos TAE. Seja bem-vinda, Ivanilda. Sintonize suas lutas!
(Ivanilda) Oi, Osmam, é sempre um prazer estar com vocês, vir aqui trazer um balanço rápido e apresentar algumas perspectivas desses três meses de greve dos TAEs. Nós temos uma greve que diferente de 2024, temos muitas diferenças entre nós de mobilização dessa greve. Temos greve forte em alguma universidade, em outras não. Tem setores que antes, na greve de 2024, fecharam e dessa vez não estão atuando da mesma forma.
(Ivanilda) Temos uma greve que tem mobilização de atividades em vários estados, isso é importante. A caravana nos deu uma visibilidade da greve, saímos em vários, ocupamos vários espaços na mídia, isso foi muito importante para nossa greve. O Comando Nacional de Greve tem feito várias atividades aqui para buscar essa visibilidade, então fazemos atividade nos ministérios, nesse momento estamos fazendo atividade na Câmara de Deputados, fizemos atividade dentro da universidade, com os estudantes, na rodoviária com a população, panfletagem para explicar a nossa greve, então a greve que a gente tem buscado a todo momento dar visibilidade necessária e também ações junto aos parlamentares, nós precisamos ter negociação e ficamos numa greve por mais de dois meses sem nenhuma negociação e estamos nos três meses de greve com a primeira mesa de negociação que é agora com o MEC, resultado de muita pressão de várias ações nossas, inclusive junto ao ministro da educação, isso resultou na primeira mesa de negociação e saiu uma ata com todos os pontos que nós discutimos na mesa.
(Ivanilda) Importante dizer que o que está na mesa sendo discutido é o comprimento integral do acordo de greve, com algumas limitações, porque o MEC não tem condições, já disse isso, de atender toda a nossa pauta. Mas nós seguimos discutindo, negociando e dando prioridade à questão dos aposentados.
(Ivanilda) Então o reposicionamento, o MEC já disse que é com o MGI, que a gente vai seguir lutando, mas tem essa aceleração que beneficia vários aposentados. A gente está na mesa com a questão das 30 horas, que não é 30 horas para todo mundo, mas a gente está buscando ampliar a flexibilização, tudo contínuo. Então essa mesa ontem no CNG, a maioria da categoria decidiu que a gente deve negociar.
(Ivanilda) Então estamos voltando para a mesa, encaminhamos o ofício ontem para o MEC, solicitando á uma reunião para que a gente siga negociando. Então esse é um momento importante da greve. Não estamos indicando saída da greve, mas já tem algumas universidades saindo da greve. E é importante que a gente saia de uma maneira organizada. Então, neste momento, o que tem é uma negociação no MEC, o que a gente está buscando na negociação, encaminhamos ofício, solicitando que queremos a negociação. Então, seguimos em greve, seguimos forte, para que a gente saia com resultado positivo para a categoria. Muito obrigado.
(Osmam) Muito obrigado pelas informações, Ivanilda. É importante que a categoria permaneça atenta e mobilizada para garantir todos os avanços necessários. E esse foi o Fala SINTET-UFU dessa semana. Um ótimo dia a todas e todos e até o próximo programa.
Comentários