Assembleia do SINTET-UFU aprova envio de caravanas e paralisação para a Marcha Nacional em Defesa do Serviço Público
- sitesintet
- 24 de out.
- 2 min de leitura
Por Osmam Martins
Realizada na tarde desta quinta-feira, 23 de outubro, no bloco 8C do Campus Umuarama da UFU, Assembleia Geral Ordinária do SINTET-UFU reuniu a categoria para uma ampla rodada de informes e deliberações sobre temas locais e nacionais de interesse dos técnico-administrativos em educação.
A atividade foi aberta com os informes da coordenadora Ana Lúcia, Coordenadora da pasta de Assuntos de Aposentados do Sindicato, que destacou a participação expressiva da base do SINTET-UFU no XII Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas da FASUBRA Sindical, realizado na Universidade de Brasília. O evento foi marcado por mesas de debates ricas e pela renovação dos laços de solidariedade e integração entre os participantes.
Em seguida, foram apresentados informes sobre o Encontro das Comissões Internas de Supervisão (CIS) das instituições federais, ocorrido em Natal (RN), e sobre o processo de inscrição de técnico-administrativos para os Conselhos Superiores da UFU. As vagas disponíveis são para o CONSUN (8 vagas), CONGRAD (7 vagas) e CONSEX (1 vaga), com eleições marcadas para o período entre 9h do dia 25 e 9h do dia 26 de novembro de 2025.
Outro ponto de destaque foi o informe sobre as lutas pela implementação das cotas trans na UFU, com a categoria acompanhando os avanços e próximos passos dessa importante pauta. O Coordenador do SINTET-UFU Mário Júnior compartilhou um resumo da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada em Brasília na última quinta-feira, dia 23 de outubro, onde foram debatidos o reajuste do orçamento da LOA e o cumprimento do acordo de greve. Um informe mais detalhado sobre essa reunião será divulgado em breve pela FASUBRA.
Na análise de conjuntura, foi ressaltado o crescimento do número de parlamentares favoráveis à proposta de Reforma Administrativa, o que reforça a necessidade de vigilância e mobilização permanente dos servidores públicos diante dos riscos que o projeto representa para o funcionalismo e os serviços públicos.
Encerrando os trabalhos, a assembleia deliberou, por ampla maioria, o envio de três ônibus a Brasília para participação na Marcha Nacional em Defesa do Serviço Público, marcada para o próximo dia 29 de outubro. Também foi aprovada, por ampla maioria, a paralisação das atividades nos dias 29 e 30 de outubro, como parte da mobilização nacional da categoria.



























Comentários