Por Guilherme Gonçalves
Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 19, mais uma assembleia das técnicas e técnicos-administrativos em educação da UFU no ano de 2018. O evento aconteceu no anfiteatro do bloco 8C, no campus Umuarama. A mesa foi coordenada por Mário Guimarães Júnior, com Alexandre Igrecias na relatoria e Marisa Peixota e Lúcia Rodrigues na secretaria. A pauta aprovada foi: informes, luta contra o Ponto Eletrônico e o Autoritarismo da Reitoria, Luta contra a EBSERH, apoio financeiro para a construção do busto de Ismene Mendes e a luta pelas 30 horas.
A secretária e Coordenadora de Políticas Sociais Antirracismo fez uma homenagem para a companheira Marielle Franco vereadora do Rio de Janeiro e para o companheiro Anderson Gomes motorista da vereadora, assassinados na semana passada.
Durante a discussão sobre o Ponto Eletrônico na UFU, o coordenador Mário Júnior explicou a atuação da comissão que estudou a implantação do controle eletrônico e, que ao não atender os anseios da Administração Superior, foi destituída. Foram discutidas as ações de mobilização contra a implantação do ponto eletrônico, que não melhorará a qualidade do trabalho das servidoras e servidores da universidade.
Foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a companheira Marielle Franco e ao companheiro Anderson Gomes, assassinados na última semana. (Imagem: Guilherme Gonçalves)
Durante o ponto sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi reforçado que ela é um caminho para a privatização da saúde pública. Vários argumentos mostraram como o panorama piorou nos hospitais universitários do país que aderiram a EBSERH.
Como último ponto foi discutido e aprovado o apoio financeiro para a construção do busto de Ismene Mendes. O busto será instalado no local onde ficava o busto de Rondon Pacheco em frente à faculdade de Direito da UFU. A homenagem a Ismene Mendes é um marco dentro da universidade, pois se trata da retirada de uma homenagem a um ditador (Rondon Pacheco) para a homenagem a uma mulher que estudou na universidade, lutou e foi morta pela ditadura.
Encaminhamentos
A assembleia fez os seguintes encaminhamentos:
Intensificação da campanha #ForaMárcio da PROGEP e início de campanha de eleições diretas para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
Assembleia Geral no dia 2 de abril com a seguinte pauta: informes, análise de conjuntura e campanha salarial, luta contra ao autoritarismo na UFU (Ponto Eletrônico, EBSERH, etc) e paralisação das técnicas e técnicos-administrativos em educação no dia 6 de abril.
Apoio financeiro para a construção do busto de Ismene Mendes.
Comments