Por Raissa Dantas
Na tarde da segunda-feira, dia 25 de junho de 2023, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral das trabalhadoras e trabalhadores para realizar análise de conjuntura e debater o piso da enfermagem. A atividade aconteceu de forma híbrida, presencialmente no anfiteatro 2A, campus Umuarama, e online pela plataforma Google Meet. Robson Carneiro fez a coordenação da Assembleia, que teve Kênia Vieira na secretaria e Andreia de Jesus na relatoria.
A assembleia iniciou com o ponto de informes locais e nacionais. Os presentes trouxeram repasses sobre a Fasubra e as próximas agendas de reuniões da federação com o governo, além de informes sobre os GTs criados na última assembleia e a campanha do Brasil Participativo.
Após isto, o ponto de análise de conjuntura teve início. As particularidades, contradições e dinâmicas do governo e da frente ampla formada que o elegeu foram o centro do debate, assim como as disputas em torno do Ministério da Saúde e as posições do STF sobre o piso da enfermagem. Já na pauta seguinte, sobre o piso nacional da enfermagem, tivemos a abertura do ponto feita por Cristina Del Papa, da direção nacional da Fasubra, que relatou o que está em disputa na efetivação do piso da categoria da saúde. Os presentes debateram a partir do informe trazido pela diretora da federação e, como encaminhamento, foi aprovada panfletagem e um seminário para o dia 28 de junho, esta quarta-feira.
Acompanhe o site e redes sociais do SINTET-UFU para mais informações.
Komentarze