(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas, e nesse Fala SINTET-UFU a gente homenageia os servidores públicos. Sintonize suas lutas.
Em 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, que foi motivo de celebração e confraternização entre nossos sindicalizados, que festejaram no Baile do Servidor 2024, ocorrido na última sexta-feira, dia 25.
Esse dia é de grande importância pro SINTET-UFU, que destaca a força e a convicção de cada servidora e servidor público, que, com compromisso e responsabilidade, constrói diariamente uma sociedade mais justa para todo povo brasileiro.
Então, convidamos Elizete Mendes Rosa, coordenadora geral do SINTET-UFU e aposentada pela UFU, pra falar um pouco mais sobre essa data.
Seja bem-vinda, Elizete!
(Elizete) Olá, eu sou a Elizete Mendes, estou na coordenação colegiada do SINTET-UFU, nosso sindicato, e tô aqui para falar um pouquinho do dia 28 de outubro, que é o dia do Serviço Público. Esse dia, que tem as suas raízes na valorização e no reconhecimento do trabalho dos profissionais que atuam e dos que atuaram no serviço público, assim como eu, que agora estou aposentada.
E um pouquinho de história. A escolha dessa data remonta do ano de 1939, quando foi criada a Lei 3781, que estabeleceu a primeira legislação sobre o funcionalismo público no Brasil, e mais tarde, no dia do servidor, ele foi oficialmente instituído por meio de um decreto-lei número 1713 de 28 de outubro, que lá no seu artigo 266 diz o dia 28 de outubro será consagrado ao funcionário público.
Pois bem, o dia do Servidor Público não é apenas um dia de comemorar, de descansar, mas é um dia de reflexão para todos nós, né? E nós vamos refletir sobre o impacto que esses profissionais do serviço público têm na vida de cada cidadão e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os desafios enfrentados por todos os nossos funcionários públicos, especialmente em relação à estruturação da carreira, são desafios complexos e muito espacetados, né? E essas questões afetam não apenas o bem-estar dos nossos servidores, mas também eficiência. E a qualidade dos nossos serviços, prestado à nossa população.
É um pouquinho de informe, nós tivemos agora nos dias 24 e 25 de outubro, em plenária realizada pela FASUBRA, em que nós tratamos especialmente da carreira e dos GTs constituídos pela Comissão Nacional de Supervisão da Carreira. O que foi discutido, foi discutido nas bases e foi levado para a discussão na plenária. E essa discussão ainda continua nos dias 5 e 6 de novembro, de forma virtual.
Nossos desafios são diários, pessoal. E aí nós trabalhamos com recursos limitados, dedicamos ao bem-estar da população nos mais diferenciados serviços. Estamos na linha de frente para atender as necessidades dos cidadãos, especialmente em áreas como a educação e saúde, onde somos fundamentais na construção básica do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão. Em tempos de crise, somos nós muitas vezes os primeiros a lidar com as dificuldades e a manter os serviços essenciais funcionando, mesmo sob pressão.
Então, essa data também é uma oportunidade para nós possamos reafirmar a importância dos direitos e dignos de trabalho para todos nós. Servidores públicos, além da necessidade de reconhecimento pela sociedade e por parte dos nossos governantes.
(Raissa) Muito obrigada, Elizete!
(Elizete) Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras do serviço público.
(Raissa) E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!
Comments