Neste 20 de novembro, o SINTET-UFU celebra o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, uma data de profunda importância histórica, para refletirmos sobre o protagonismo do povo negro na construção do Brasil e sobre as lutas antirracistas.
A escolha do dia marca o legado de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência à escravidão e defensor da liberdade. Proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, o 20 de novembro contrasta com o 13 de maio, ao valorizar o protagonismo negro na luta por emancipação, reforçando a necessidade de discutir igualdade social, reparação, inclusão e a riqueza da cultura afro-brasileira.
Com a promulgação do feriado em 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta data ganha ainda mais relevância, convidando toda a sociedade a reconhecer, valorizar e fortalecer a luta pela justiça racial e pelo fim de todas as formas de violência racial.
O SINTET-UFU reafirma seu compromisso com a equidade racial e a valorização das vozes negras, na universidade e na sociedade, como parte essencial de um Brasil mais justo e antirracista.
Comments