Vitória: Portarias que regulamentam as 30 horas já começam a ser publicadas

 

A história das lutas sociais nos ensina que só existe conquista de direitos quando há organização e luta. Na segunda-feira, dia 13 de julho, as primeiras portarias para regulamentar a flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas semanais no HC-UFU começaram a ser publicadas.

Os setores que tiveram a portaria publicada até agora, foram: Ginecologia – maternidade (Portaria 632), Ginecologia e Obstetrícia (Portaria 623), Enfermaria cirúrgica I (Portaria 630), Clínica Cirúrgica II (Portaria 628), Laboratório de Análises Clínicas (Portaria 627), Centro Obstétrico (Portaria 629) e Centro Cirúrgico (Portaria 631). A previsão é de que até a próxima semana, todos os setores com a documentação em dia sejam liberados para fazerem 30 horas a partir de agosto.

Essa conquista é resultado de anos de mobilização, jornadas de luta e paralisações. Uma história longa que conta com a participação das servidoras e servidores do HC-UFU. Neste ano, em meio a uma pandemia sem precedentes, onde as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Clínicas diariamente arriscam suas vidas, o SINTET-UFU em conjunto com a categoria avançou na organização por local de trabalho, a partir da escolha de representantes setoriais, dando um novo impulso na luta por melhores condições de trabalho e na organização da campanha pela flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Os primeiros frutos da mobilização coletiva começam a ser colhidos e, em breve, novos setores também serão contemplados. Ainda assim, o SINTET-UFU reitera que a mobilização permanente de todas e todos é a única garantia para que essa conquista seja mantida.

13 de julho de 2020