UFTM: DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA SOB ATAQUE

Foto: Elioenai Amuy-UFTM/Divulgação

 

Os últimos meses têm sido caracterizados por ataques contínuos à universidade e, principalmente, ao direito do livre pensar e ensinar. No último período, além do corte de recursos financeiros, o governo federal já tinha editado decretos que feriam a liberdade e autonomia universitária. Vale aqui citar aquele que pretende filtrar conteúdos de sites e páginas de internet e um segundo que retira da universidade seu direito de nomear seus pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas.

Contudo, o Diário Oficial da União, do dia 17 de junho de 2019, adiciona mais uma tendência antidemocrática do Governo Federal em relação às Universidades Federais. O documento nomeia o Professor Luiz Fernando dos Santos Anjo para o cargo de reitor nos próximos quatro anos. O referido docente foi o segundo colocado na consulta eleitoral da instituição.

Após a Ditadura Civil-Militar as universidades, em um ambiente democrático e a luz da promulgação da constituição de 1988, passaram a discutir formas de ampliar a participação de sua comunidade na escolha de dirigentes. Sendo assim, mesmo com as limitações que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) coloca foi se pensado modelos de escolha de representações diversos para que os colegiados deliberativos e as direções institucionais representassem de forma cada vez mais fidedigna a comunidade que ali trabalha e estuda. Sendo assim, após grande fórum em Curitiba foi iniciado uma fase que a maior parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) realizou suas primeiras consultas paritárias em suas comunidades, ou seja, cada segmento (Docente, Técnico-Administrativo em Educação e Discente) representava um terço.

Na UFTM, tal processo ocorreu, como de costume, e o resultado encaminhado ao Conselho Universitário da instituição, que possui sua composição com 70% de docentes como prevê a LDB, e o Professor Fábio César da Fonseca foi eleito nos dois processos como Reitor da UFTM para o próximo quadriênio.

Após a derrota a chapa encabeçada pelo Professor Luiz Fernando procurou recorrer a justiça e a seus aliados na cidade. Sendo assim, a elite local solicitou ao presidente da república que nomeasse o segundo lugar, assim como seus apoiadores começavam a negociar com o Governo Federal um anunciado golpe, pois não aceitavam perder perante o voto de sua comunidade acadêmica.

Com a nomeação no Diário Oficial da União, o SINTET-UFU não só repudia os ataques do Governo Bolsonaro à Democracia e à Autonomia Universitárias como solicita ao Magnífico Reitor da UFU, Professor Valder Steffen Júnior, que se posicione contra a interferência governamental nas IFES, em especial na UFTM.
PROF. FÁBIO REITOR!

RESPEITO À DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA!

 

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

19 de junho de 2019