Home » Slider »

Trabalhos científicos da UFU são apresentados para a população uberlandense

Por Guilherme Gonçalves

Em meio aos cortes nos orçamentos das universidades públicas, estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveram ontem, 9, exposição dos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição. O local escolhido para a demonstração foi a praça Ismene Mendes (antiga Tubal Vilela) devido ao grande fluxo de pessoas que transitam pela região central da cidade.

Além dos estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação da UFU, e diversos outros grupos ligados a educação endossaram o movimento. A iniciativa aconteceu após o Ministério da Educação (MEC) cortar verbas de instituições públicas de ensino. Muitas dessas universidades não conseguirão nem completar o ano por falta de verbas.

Bolsas de pós-graduação e científicas foram cortadas. O próprio ministro da educação, Abraham Weintraub, afirmou que cortaria verbas de universidades que estiverem fazendo balbúrdia. A resposta da comunidade universitária foi a exposição das pesquisas realizadas dentro da UFU e que ajudam no desenvolvimento do país e beneficiam a população.

Foi realizado ainda um grande ato pelas ruas do centro da cidade apresentando os trabalhos realizados e o impacto que o corte no orçamento trará para a educação pública. Defender a UFU é defender o ensino público brasileiro.

10 de maio de 2019