Home » Notícias » Mundo »

Técnicas e técnicos-administrativos da UFU participam do Ocupa Brasília

caravaneiros

Imagem: Guilherme Gonçalves

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participaram na tarde de ontem (29) do ato Ocupa Brasília na capital federal. A manifestação aconteceu durante votação do Senado da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) número 55 que limita investimentos em políticas públicas por 20 anos.

A caravana com aproximadamente 70 participantes saiu de Uberlândia no domingo (27) por volta das 23:30 e chegou ao planalto central às oito horas da manhã de segunda-feira (28), dirigindo-se diretamente ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. No terminal aeroportuário foi feita atividade com a distribuição de panfletos sobre os perigos da PEC para os serviços públicos brasileiros. Em seguida, a comitiva rumou para o Terminal Rodoviário do Plano Piloto, também para distribuição de panfletos para a população.

panfletagem-no-aeroporto

Imagem: Guilherme Gonçalves

Já para o dia 29, a única atividade prevista foi o ato Ocupa Brasília convocado pela FASUBRA e centrais sindicais. A concentração aconteceu em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Catedral de Brasília) às 16 horas. Por volta das cinco horas da tarde os manifestantes vindos de todas as partes do Brasil, gritando palavras de ordem, com faixas e bandeiras nas mãos, marcharam em direção ao Congresso Nacional onde aconteceria a votação da PEC 55 pelos senadores e senadoras.

marcha

Imagem: Guilherme Gonçalves

O ato transcorreu sem nenhum problema até a chegada dos manifestantes ao Congresso. No entanto, alguns minutos depois, manifestantes entraram em conflito com a Polícia Militar que reprimiu o movimento com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Mesmo com vários manifestantes passando mal ou feridos necessitando de atendimento médico, a cavalaria investiu contra a multidão até que a mesma se dispersasse.

Enquanto a população corria e buscava locais seguros para se proteger das bombas, dentro do congresso, os presentes acompanhavam toda a situação saboreando um delicioso coquetel.

coquetel-no-congresso

Imagem: Gisele Arthur

30 de novembro de 2016