Primeira assembleia aprova fundo de greve

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 22, a primeira assembleia da atual greve das técnicas e técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento aconteceu no Centro de Convivência do campus Santa Mônica e aprovou o fundo de greve.

A mesa foi coordenada por Karla Muniz, com Mário Guimarães Júnior como secretário e Alexandre Igrecias como relator. A pauta aprovada foi: informes locais e nacionais, análise de conjuntura, aprovação do fundo de greve e encaminhamentos.

Os principais informes foram sobre a assembleia que elegerá delegadas e delegados para o XXV CONSINTET-UFU e sobre a caravana do dia 28 de novembro. Em seguida foram feitas análises de conjuntura do momento político brasileiro, sempre reforçando o momento importante de mobilização para as lutas.

Fundo de greve constitui no desconto de 1% a mais na folha salarial de cada sindicalizada ou sindicalizado. Desconto será feito em janeiro. (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Para finalizar a assembleia foram feitos alguns encaminhamentos, sendo o principal, a aprovação do fundo de greve. Veja abaixo todos os encaminhamentos feitos na assembleia:

  • Aprovado fundo de greve com quatro abstenções. O desconto será feito em janeiro, na folha de pagamento referente ao mês de dezembro.
  • Aprovada saída da caravana a Brasília no domingo à noite, com panfletagem no aeroporto da capital federal na segunda de manhã, e participação de audiência pública à tarde. Na terça-feira, participação no ato nacional.
  • Construção de agenda conjunta com o Comitê Regional Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra parlamentares que votam contra a população.
  • Realização de assembleia de greve na entrada do Hospital de Clínicas da UFU, na próxima quinta-feira, 30, às 14h.
  • Realização de atividade amanhã, 23, às 9h na Reitoria da universidade durante a leitura do parecer da comissão que estudou a viabilidade de implantação do ponto eletrônico.
  • Aprovada assembleia de prestação de contas, que deve ser realizada em até 15 dias após o final da greve.
  • Aprovado os nomes das delegadas e delegados que representarão o movimento grevista da UFU no Comando Nacional de Greve da FASUBRA. São eles: Altuir Donizete Tibúrcio, Cleide Maria de Jesus, Karla Muniz e Wilson Batista.

22 de novembro de 2017