Cobertura da Coletiva de Imprensa de Trabalhadoras/es da Saúde: HC-UFU PEDE SOCORRO

Por: Lorena Martins

 

Na tarde da última quinta-feira, dia 18 de fevereiro, foi realizada coletiva de imprensa com os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas. Estiveram presentes, também, a coordenação colegiada do SINTET-UFU e as vereadoras Amanda Gondim (PDT), Claudia Guerra (PDT) e Dandara (PT). A atividade aconteceu na portaria principal do HC-UFU e as servidoras e servidores do hospital se pronunciaram à imprensa sobre a pressão cada vez maior pelo aumento do número de casos de COVID-19 na cidade e região, além da falta de condições para realização dos atendimentos, levando em consideração as declarações da Prefeitura de Uberlândia, que buscou se isentar da responsabilidade sobre o agravamento da pandemia e a crise sanitária que estamos vivendo, atribuindo a culpa ao HC-UFU.

O Coordenador Geral do SINTET-UFU, Robson Luiz Carneiro, reforça que “o Hospital de Clínicas da UFU vem atuando, sim, de forma incisiva no enfrentamento da pandemia, mesmo com sua estrutura comprometida, porque se não fosse o hospital da UFU, teríamos que lidar, ainda, com o aumento de mortes de outras comorbidades que somente o HC trata na região”. O coordenador também evidencia os riscos que as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Clínicas estão submetidos diante desse contexto, já que muitos estão sendo afastados por problemas psicológicos ou por serem contaminados, além daquelas e daqueles que perderam a vida para o COVID-19.

De acordo com os profissionais da saúde presentes na coletiva, o agravamento da pandemia em Uberlândia refletiu diretamente em suas rotinas de trabalho, já que a pressão aumentou consideravelmente. As servidoras e servidores apontam questões como o adoecimento dos colegas, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e condições adequadas de trabalho, já que devido à carência de mão de obra, a sobrecarga é constante, além da ausência de apoio psicológico. Norton Nunes, enfermeiro do HC-UFU, enfatiza que desde o início da pandemia, os trabalhadores do Hospital de Clínicas estão na luta para atender da melhor forma possível a população, apesar da falta de insumos. “A culpa dessa crise não é nossa, nós estamos aqui lutando pela vida e pela saúde do nosso município”, conclui o enfermeiro.

Os presentes também questionaram a falta de transparência sobre os vacinados na cidade de Uberlândia, já que trabalhadores e trabalhadoras da saúde estão relatando ainda não terem recebido as doses. Questiona-se, também, o motivo pelo qual o hospital regional ainda não está pronto, dada a necessidade dele neste momento, além da falta de medidas realmente efetivas, por parte da prefeitura local, para conter o vírus.

Na coletiva de imprensa, estiveram presentes vereadoras que apresentam as mesmas preocupações levantadas pelos profissionais da saúde do HC-UFU e pelo SINTET. Amanda Gondim (PDT) fala sobre a necessidade de transparência envolvendo a vacinação em Uberlândia, declarando que protocolou um projeto de lei nesse sentido. Claudia Guerra (PDT) afirma que faltou planejamento da prefeitura no sentido de fiscalizar adequadamente e conter aglomerações, citando como exemplo os ônibus que continuam lotados, além da ausência do auxílio emergencial para as famílias em situação de vulnerabilidade. Dandara (PT) acredita que o agravamento da pandemia na cidade não é culpa do HC-UFU, mas sim da prefeitura. A vereadora completa que o Hospital de Clínicas também deve estar presente nas reuniões do Comitê de Enfrentamento ao COVID e reforça que essa é uma de suas cobranças.

O SINTET-UFU agradece a imprensa e os mandatos de vereança que se dispuseram a estar presentes para a coletiva de servidoras e servidores do HC. Como sindicato, estaremos sempre comprometidos na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, esclarecendo e cobrando o que for necessário. A coletiva de imprensa foi transmitida ao vivo pelo Facebook e Instagram do SINTET-UFU e o vídeo completo está disponível nas redes sociais.

 

Fotos: Lorena Martins

19 de fevereiro de 2021