Aposentados, aposentadas e pensionistas tem palestra sobre finanças pessoais

Por Guilherme Gonçalves

No período da tarde dessa quinta-feira, 24, o Projeto de Extensão Tutorial (PET) do curso de economia da Universidade Federal Uberlândia (UFU), apresentou para os participantes do Seminário dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, a palestra sobre finanças pessoais. O palestrante foi o professor Guilherme Jonas Costa da Silva e os alunos Júlia Medeiros Silva e Luís Fernando Bezerra de Oliveira.

O curso foi desenvolvido pelo PET em um período de profunda crise financeira brasileira que comprometeu muito as finanças da população. De acordo com o professor, para as funcionárias e funcionários públicos a situação acaba se agravando. “Por ter garantia de recebimento do salário, as servidoras e servidores públicos acabam utilizando linhas de crédito e comprometendo as finanças ao longo prazo”, disse o docente. Isso não significa que utilizar linhas de crédito seja errado. No entanto, é preciso cautela para manter as finanças em dia. “Financiar imóveis ou utilizar o cartão de crédito não é problema. O problema é quando a utilização desse crédito afeta a margem de manobra financeira, pois em casos de emergência o endividamento aumenta e compromete a segurança financeira”, finalizou o professor.

Já os alunos Guilherme e Júlia apresentaram os direitos e deveres do consumidor, onde recorrer quando se sai lesado em um negócio e como renegociar dívidas já contraídas para equilibrar as finanças. Outra dica dada pelos palestrantes foi a boa e velha planilha de gastos diários. A dica é que todo o gasto seja anotado para que todas e todos identifiquem com o que estão gastando.

24 de maio de 2018