Home » Revista

Revista

 

Antítese Científica

Revista online do SINTET-UFU

 

Manifesto de lançamento da Revista Antítese Científica

 

A Revista Antítese Científica é uma revista online do SINTET-UFU aberta prioritariamente à colaboração de Técnicos Administrativos em Educação, Discentes e Docentes da Universidade Federal de Uberlândia. Essa Revista é comprometida com a construção de uma Universidade Pública, financiada 100% pelo Estado, democrática com gestão paritária, com capacidade de produzir reflexões com autonomia, pluralidade e liberdade, e do ensino, pesquisa e extensão com qualidade.

A Revista Antítese Científica valoriza os saberes, reconhece o saber popular como ciência e valoriza as reflexões e percepções oriundas dos hábitos, das culturas e das experiências cotidianas. A revista tem o objetivo de enfrentar os dilemas atuais das Universidades Públicas, que sob a captura da lógica do capital, valoriza em larga escala sob parâmetros miseráveis, uma ciência não constituída por uma reflexão madura, profunda, e incapaz portanto de almejar a superação dos problemas sociais, econômicos, políticos que caracteriza a nossa sociedade contemporânea.

Sob a égide da ditadura produtivista imposta pelos órgãos de fomentos, a produção científica em sua maior parte não está a serviço do bem público e se destina à crítica roedora dos ratos. As Universidades Públicas sofrem a pressão da tendência contemporânea na qual desmancha no ar os sonhos, as reflexões, e prevalece a pesquisa fast food, e a submissão à ordem. Mas outra Universidade Pública é possível e necessária! E essa revista se propõe a ser um instrumento que contribua para a construção de uma Universidade que de fato se respalda pelo pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; pela universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade; pela liberdade de aprender, ensinar e pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pela orientação humanística e a preparação para o exercício pleno da cidadania; pela democratização da educação no que concerne à gestão e à socialização de seus benefícios; pela construção de uma democracia efetiva com desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do País; e em defesa dos direitos humanos.

 

 

Normas para Publicação

 

A Revista Antítese Científica está aberta a colaborações, mas se reserva o direito de não publicar as reflexões que apresentem caráter ofensivo, machista, racista, homofóbica ou com qualquer aspecto que contenha elementos da intolerância. Essa é a única função dos pareceristas.

 

A Revista Antítese Científica aceita a publicação das seguintes modalidades: Artigo, Texto de Opinião, Resenha, Resumo e Poema/Poesia.

 

  1. Os artigos devem ser enviados em formato word, e possuir entre 30 mil e 100 mil caracteres. Essa modalidade, deve conter título, nome do/a autor/a, Unidade Acadêmica ou Setor Administrativo no qual é vinculado/a, número de matrícula ou número do SIAPE/Chapa. Deve ainda conter o resumo de no máximo dez linhas em português e com uma versão correspondente em espanhol, acompanhados de três palavras chaves. Caso o artigo contenha figuras ou gráficos, estes devem ser enviados em boa resolução para garantir a qualidade da leitura e a visualização dos dados em interface eletrônica. Para tal, devem ser enviados em formato TIFF ou JPEG, com 500 dpi de resolução ou em formato Excel. A estrutura do Artigo, no que se refere as citações e referências bibliográficas devem se respaldar pelas normas atualizadas da ABNT.

 

  1. Os Textos de Opiniões devem ser enviados em formato word, e possuir entre 1 mil e 100 mil caracteres. Essa modalidade será sempre aberta para a reflexão sobre qualquer tema que envolve o dia a dia da vida universitária. Essa modalidade deve conter título, nome do/a autor/a, Unidade Acadêmica ou Setor Administrativo no qual é vinculado/a, número de matrícula ou número do SIAPE/Chapa. Não tem mais nenhuma outra exigência para enviar o texto de opinião.

 

  1. As resenhas devem ser enviadas em formato word, e possuir entre 8 mil e 14 mil caracteres. Esta contagem inclui notas de rodapé e espaços em branco. O texto deve ser precedido da referência completa do livro resenhado e, no caso do uso de bibliografia complementar esta deve ser referenciada ao final. Essa modalidade, deve conter título, nome do/a autor/a, Unidade Acadêmica ou Setor Administrativo no qual é vinculado/a, número de matrícula ou número do SIAPE/Chapa.

 

  1. Os Resumos devem ser enviados em formato word e possuir entre 150 e 200 palavras, acompanhados de 3 palavras chaves. Essa modalidade, deve conter título, nome do/a autor/a, Unidade Acadêmica ou Setor Administrativo no qual é vinculado/a, número de matrícula ou número do SIAPE/Chapa.

 

  1. Os poemas ou as poesias devem ser enviadas em formato word, devem conter no máximo 10 mil caracteres e podem ou não ser produções inéditas. Essa modalidade, deve conter título, nome do/a autor/a, Unidade Acadêmica ou Setor Administrativo no qual é vinculado/a, número de matrícula ou número do SIAPE/Chapa.

 

 

Outras Informações

 

A Revista Antítese Científica terá como periodicidade de publicação, o intervalo semestral. As propostas de Artigo, Texto de Opinião, Resenha, Resumo e Poema/Poesia deverão ser enviadas para o endereço eletrônico revista@sintetufu.org a qualquer momento, em fluxo contínuo. Mais informações podem ser obtidas no link: www.sintetufu.org/revista

 

A cada edição, será sugerida um tema para um dossiê específico. Mas a Revista sempre receberá contribuições sobre qualquer tema. O primeiro número será publicado em Novembro de 2017, e apresentará um dossiê com reflexões sobre os 100 anos da Revolução Russa. Para essa primeira edição da revista serão recebidas propostas de textos até 19 de Outubro de 2017.

 

 

Conselho Editorial da Revista Antítese Científica

 

Uberlândia, 18 de Julho de 2017

17 MAI
Assembleia Geral
+Detalhes
06 ABR
Debate com Valério Arcary
+Detalhes
29 MAR
Seminário sobre Carreira
+Detalhes