Home » Quem Somos

Quem Somos

Antes mesmo da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU), os servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já se reuniam e discutiam os direitos, deveres e lutas que eles travariam para assegurar um bom trabalho para todos. Foi por meio da diretoria da extinta Associação dos Servidores da Universidade Federal de Uberlândia (ASUFUb) que vários companheiros começaram a se mobilizar em prol da categoria se reunindo periodicamente e a partir de ações promocionais independentes angariar fundos para o movimento sindical que começava a surgir.

À medida que o movimento ganhou força e adesão, a política sindical se desvinculou da ASUFUb. Assim, em 22 de novembro de 1990 foi fundado oficialmente o SINTET-UFU em sede localizada no cruzamento entre as avenidas Floriano Peixoto e João Naves de Ávila.

Desde o começo, o sindicato se estruturou por meio de Coordenação Colegiada e com Conselho Fiscal, além de secretaria, departamento financeiro, departamento de comunicação e assessoria jurídica. Posteriormente foi o jurídico deixou de ser por meio de assessoria e passou a ser mais um departamento do SINTET-UFU.

Hoje, aos 25 anos o SINTET-UFU conta com excelente infraestrutura em sede própria e bem equipada, localizada na rua Salvador, número 995, Bairro Aparecida, além do Centro de Formação, Cultura e Lazer, localizado no bairro Chácaras Panorama e dois veículos novos para atender a demanda dos trabalhos. Ao longo dessas mais de duas décadas, vários funcionários e coordenações mantiveram a categoria em sua luta e em suas conquistas. Tivemos algumas derrotas, mas que fazem parte do cotidiano sindical.

É toda essa história de luta, perseverança, apoio e um movimento sindical sério, que move o sindicato. Sempre defendendo a categoria e principalmente seus mais de 3600 sindicalizados entre trabalhadores ativos, aposentados e o pensionistas.

COORDENAÇÃO COLEGIADA – SINTET-UFU

17 MAI
Assembleia Geral
+Detalhes
06 ABR
Debate com Valério Arcary
+Detalhes
29 MAR
Seminário sobre Carreira
+Detalhes