UFU define composição da Comissão de Ética que fiscalizará Consulta Eleitoral

Reitoria UFU

Foto: Marco Cavalcanti

Por Diélen Borges

Foram divulgados, nesta quarta-feira (06/07), os nomes dos integrantes da Comissão de Ética criada pela Resolução n. 09/2016 do Conselho Universitário (Consun), que regulamenta a Consulta Eleitoral junto à comunidade universitária, visando subsidiar a elaboração das listas tríplices para a escolha de reitor e vice-reitor da UFU para a gestão 2016-2020.

São nove representantes indicados pelo Consun: os professores José Roberto Mineo (Instituto de Ciências Biomédicas), Sandra Morelli (Instituto de Genética e Bioquímica) e Vanessa Cristina de Castilho (Faculdade de Engenharia Civil); os técnicos administrativos Felipe César Gonçalves (Hospital Veterinário), Luiz Antônio dos Santos (Faculdade de Engenharia Mecânica) e Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior (Centro de Incubação de Empreendimentos Populares); e os estudantes Bruna Karoline Pinto da Silva (Graduação em Relações Internacionais), Laura Teixeira Carvalho (Graduação em Letras) e Vilmar de Souza Pires Júnior (Graduação em Engenharia Mecatrônica).

Há ainda os componentes indicados por cada entidade representativa dos segmentos universitários. A Associação dos Docentes da UFU (Adufu) indicou o titular Filipe Almeida do Prado Mendonça (Instituto de Economia) e a suplente Maria Mora Longhini (Faculdade de Educação). O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet) indicou a titular Maria Cristina Sagário (Sistema de Bibliotecas) e a suplente Celeste Francisca da Silva (Setor de Provas). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Pós-Graduandos (APG) indicaram o titular Henrique Bueno Sarti Venturini (Graduação em Direito) e o suplente Murilo Divino Feliciano Barbosa (Graduação em Engenharia Aeronáutica).

O presidente da Comissão de Ética, escolhido pelos integrantes, é o professor José Roberto Mineo. Conforme a Resolução n. 09/2016 do Consun, cada candidato a reitor também poderá indicar um representante para a Comissão de Ética, com direito a voz e sem direito a voto.

Compete à Comissão de Ética fiscalizar a propaganda dos candidatos a reitor e vice-reitor; receber, apurar e emitir parecer sobre denúncias formais, acompanhadas de provas, de procedimentos ilícitos empregados na campanha eleitoral; propor à Comissão Especial a aplicação de penalidade de advertência pública a integrantes da comunidade universitária por infringência ao estabelecido na Resolução no 09/2016 do Consun e encaminhar à Comissão Especial relatório conclusivo sobre as decisões tomadas.
Fonte: comunicaufu.ufu.br

11 de julho de 2016