Museu Universitário de Arte inaugura novas exposições

Três mostras serão abertas no próximo sábado, dia 22 de agosto, no Museu Universitário de Arte da UFU (MUnA). Duas delas foram selecionadas a partir do Edital de Exposições, lançado pelo museu em 2014, e a terceira é de uma artista convidada.

Sylvia Furegatti e Lúcia Fonseca, de Campinas, são responsáveis pela curadoria da exposição “Palavra + imagem: exposição de livros e cadernos de artistas”, que traz uma coletiva de obras de mais de 50 artistas nacionais e internacionais. Essa mostra permite que o público manuseie algumas peças, e a interação desperta o interesse nesse segmento que já ganha bastante representatividade no circuito artístico atual. Além disso, muitos dos trabalhos são assinados por jovens estudantes de Artes Visuais na Universidade de Campinas (Unicamp), onde Sylvia e Lúcia são docentes.

Já a artista Yuly Marty, também de Campinas, chega ao MUnA com “Dialogo em tres actos”, que reúne três diferentes trabalhos. Em “poemas figurados”, a palavra é explorada enquanto elemento visível, semi-oculto ou oculto. “Narrativas” são textos feitos na máquina de escrever, em materiais diferentes como papal craft e cera de abelha. Já “entrelíneas” apresenta extratos de textos junto a linhas de metal, convidando o espectador a se aproximar da obra para ler o que está escrito.

Por fim, o Museu apresenta também “As asas do chão”, série de fotografias de autoria de Rhayani Paschoalim, a Curió, de Uberlândia, com curadoria de Renato Palumbo Dória. A exposição traz imagens que convidam as pessoas a olharem diretamente para seus pés, diante do chão. Segundo Palumbo, são fotografias que se abrem para o saber de si e para o sabor dos outros.  Além disso, Curió, também conhecida por suas ilustrações, criará um desenho com exclusividade para o MUnA nas paredes da sala Lucimar Bello.

A abertura das exposições acontecerá sábado, dia 22 de agosto, às 19h. Os trabalhos estarão disponíveis para visitação até o dia 26 de setembro de 2015. A entrada é franca.

Mais informações:

Horários: de segunda a quinta das 8h30 às 18h30, sexta das 8h30 às 21h30 e sábado das 10 às 17h;

Agendamento de visitas de grupos pelo email educativo@muna.ufu.br

Local: Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia

14 de agosto de 2015